Cenex/EEFFTO e Hospital Risoleta Neves promovem curso sobre Inteligência Artificial na saúde | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Cenex/EEFFTO e Hospital Risoleta Neves promovem curso sobre Inteligência Artificial na saúde

17/01/2022 | 17:59

Por Iago Proença

Nesta terça-feira, dia 18 de janeiro o Centro de Extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) realizam o curso “Mineração de Dados nas Pesquisas em Saúde: Aspectos Éticos, Criação de Banco de Dados e Uso da Inteligência Artificial". A atividade contará com a participação de docentes da UFMG e dois doutorandos da Université Bourgogne Franche-Comté (UFBC/França), em uma troca de experiências com a equipe do HRTN sobre como a inteligência artificial pode ser aplicada nos serviços da equipe hospitalar. 

Os doutorandos da Université Bourgogne Franche-Comté (UFBC/França), Selene Cerna e Heber H. Arcolezi, e a professora da EEFFTO, Ligia de Loiola Cisneros, abordam o uso de Inteligência Artificial na área da saúde

A professora Ligia de Loiola Cisneros, docente do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO, comentou o quanto essa troca com pesquisadores de outras áreas é positiva. Em especial, citando a presença dos doutorandos da UFBC (França), Selene Cerna e Heber H. Arcolezi, que acompanharam uma corrida de leito no HRTN e puderam compreender o nível de complexidade do trabalho realizado pela equipe hospitalar. 

“Eles entenderam como funcionam os dados (prontuários) e agora eles vão desenvolver um aplicativo que consiga ajudar o médico na tomada de decisão. Na verdade, vai auxiliar toda equipe nessa tomada de decisão. E o paciente tem mais chances de ir pra uma cirurgia e ter um resultado positivo, com certeza. Então, a gente consegue dessa forma, unir os conhecimentos de duas áreas que são muito distantes. E para eles é interessante porque eles aprenderam muita coisa e a gente também vai aprendendo um pouquinho da engenharia e eu acho que isso tem acontecer em todas as áreas”, disse. 

A pesquisadora Selene Cerna, doutoranda da UFBC (França), será a palestrante da mesa das 14h, que tem como tema “Uso da inteligência artificial nas pesquisa em saúde”. Selene explica os benefícios da inteligência artificial, e rechaça ainda aquela velha história de que a máquina poderia substituir o homem.

“Eu acho que não, porque o que vai substituir são as várias das tarefas que o homem faz. Mas não o humano mesmo, porque o humano é muito complexo e à medida que a inteligência artificial vai se desenvolvendo, o homem vai aprendendo não só sobre a inteligência artificial mas sobre ele mesmo. E ele vai conseguir mais tempo para outras coisas que já serão automatizadas pela inteligência artificial. Então será uma ajuda, não uma substituição”, argumentou.

Confira programação completa:

Dia 18/01/2022 – Curso “Mineração de Dados nas pesquisas em Saúde: aspectos éticos, criação de banco de dados e uso da inteligência artificial” 

8:00- Abertura 

Profa Ligia de Loiola Cisneros - UFMG 

Prof Tulio Pinho Navarro - UFMG 

8:30 às 10:00 - Aspectos Éticos do Uso de dados para pesquisa: TCUD, TCLE, e-TCLE 

Prof Rodrigo Marques Tonella – UFMG 

10:30 às 12:00 – Criação e estruturação de banco de dados 

14:00 às 15:00 - uso da inteligência artificial nas pesquisa em saúde 

Selene Cerna - UFBC/França 

15:30 as 17:00 – Anonimização de dados e modelos de IA 

Heber H. Arcolezi - UFBC/França 

17:00 as 18:00 –  Cases de exemplo envolvendo IA 

Profa Ligia de Loiola Cisneros - UFMG 

Heber H. Arcolezi - UFBC/França