Projeto Sarandoso retoma atividades presenciais | EEFFTO - UFMG

Projeto Sarandoso retoma atividades presenciais

13/04/2022 | 11:12

Por Melissa Souza

O Sarandoso, integrante do Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros desde 2004, retoma suas atividades presenciais nesta semana após mais de dois anos. O projeto promove a saúde e atua com práticas de dança para pessoas acima de 60 anos. Antes do início da pandemia, as aulas contavam com a participação de 25 idosos da comunidade, mas a estimativa é que, inicialmente, esse número seja reduzido comparado com o anterior.

As aulas serão realizadas todas às terças e quintas-feiras, das 12h30 às 13h30 na sala de dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os interessados devem comparecer na sala onde as atividades ocorrem nos horários de aula para se inscrever.

O projeto possibilita que os alunos conheçam e vivenciem alguns ritmos populares brasileiros (frevo, maracatu, boi bumbá e carimbó) através da dança. Além disso, o exercício oferece inúmeros benefícios ao público da terceira idade. A professora Lívia Linhares, que acompanha o projeto, menciona algumas vantagens das práticas para os idosos.

“A motivação dos idosos para assimilar novos movimentos e expressões está relacionada à necessidade de conhecer a si próprio, o que gera autoconfiança e liberdade. Além disso, se sentir realizado com alguma atividade que desempenha, também, é uma grande e importante motivação”, afirma.

Divulgação: Sarandeiros

Esses benefícios também são comentados por participantes do grupo. A mudança positiva proporcionada pelo ingresso no projeto pode impactar completamente a vida dos integrantes. O convívio social e a melhora da autoestima são alguns pontos observados pelos membros do grupo.

Durante o período de isolamento houve uma pausa nas atividades presenciais, sendo realizado apenas um vídeo para o projeto. Isso fez com que os integrantes perdessem o contato uns com os outros e com os professores. A ausência da convivência social foi sentida por alguns dos alunos e a expectativa para o retorno das atividades é positiva.