Festival de Teatro Negro lança chamada pública para fortalecer a difusão de criações artísticas de estudantes negros da UFMG | EEFFTO - UFMG

16/05/2022 | 09:22

Via Cedecom

Até o dia 5 de junho, estarão abertas as inscrições para o segundo Festival de Teatro Negro da UFMG, promovido pelo Teatro Universitário (TU), com o apoio da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade. O festival acontecerá de 24 a 31 de agosto de 2022, de forma presencial. As propostas que atenderem aos critérios da chamada pública podem ser inscritas por meio do formulário. Esse evento faz parte das comemorações dos 70 anos do TU.

A chamada pública visa selecionar trabalhos desenvolvidos nas linguagens do teatro, da dança e da performance que tenham a temática negra como principal elemento e que tenham sido criados por estudantes negros de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação da UFMG, para apresentação no campus Pampulha e/ou nos demais espaços culturais da Universidade, em Belo Horizonte.

Para se inscrever, os estudantes devem enviar vídeos com a gravação dos trabalhos que podem ter o formato de cenas ou performances curtas, de até 20 minutos, que concorrem a bolsas de R$ 600 ou espetáculos acima de 40 minutos e no máximo 90 minutos de duração, que concorrem a bolsas de R$1.200.

A primeira edição do Festival de Teatro Negro da UFMG aconteceu em 2020, de forma totalmente virtual, por meio das redes sociais, e, além da exibição dos trabalhos desenvolvidos por estudantes, contou também com obras performativas de artistas convidados, publicação de textos resultantes de pesquisas acadêmicas e obras dramáticas, além de um minicurso.

Agora em 2022, as apresentações acontecerão principalmente nos espaços do TU, contando também com cenas desenvolvidas para apresentação na rua e/ou espaço aberto.

A seleção dos trabalhos de estudantes da UFMG a serem apresentados no festival será feita por uma Comissão de Seleção composta por artistas e curadores convidados, que selecionarão 12 propostas artísticas. Os estudantes da UFMG que tiverem suas cenas curtas e espetáculos selecionados receberão bolsas viabilizadas pelo Projeto de Extensão TU Convida e Teatro&Cidade.

A idealização e coordenação do evento é assinada pelos professores do Teatro Universitário da UFMG, Denise Pedron e Rogério Lopes e pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG, Marcos Alexandre. "O Festival de Teatro Negro UFMG é um evento que tem um caráter pedagógico importante, pois as artes negras e seus estudos no campo das práticas e teorias teatrais ainda são poucos estudadas e divulgadas nas academias e, dentro da UFMG, não deixa de ser diferente. Ainda existem poucas disciplinas que apresentam em seus conteúdos discussões acerca da arte e do teatro negro. Por outro lado, a cada ano, há mais interesse por parte dos estudantes sobre a temática, uma vez que muitos alunos não se veem representados, como sujeitos negros, nas discussões do teatro tradicional", argumenta a coordenação do festival.

Outras informações no Instagram do Teatro Universitário da UFMG ou pelo e-mail: fetne.tu@gmail.com.

Festival de Teatro Negro On-Line UFMG
Inscrições: até 5 de junho
Data de realização: 24 a 31 de agosto
Link do formulário: encr.pw/z4Kal