GEDAM convida voluntários a participar de pesquisa | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





GEDAM convida voluntários a participar de pesquisa

16/05/2022 | 15:32

Por Melissa Souza

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizado Motor (GEDAM) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) busca voluntários para participar do estudo de “Informação visual em tarefas de interceptação: efeitos do momento de visualização do alvo no controle e na adaptação motora”. 

O perfil dos voluntários são adultos entre 18 e 35 anos, destros, sem lesões no braço direito e inexperientes na tarefa de interceptação a um alvo móvel. A coleta dos dados será realizada no laboratório do GEDAM, na EEFFTO, em dois dias seguidos, o primeiro com duração aproximada de duas horas e o segundo com cerca de uma hora.

A atividade que os voluntários irão desenvolver é tentar interceptar um alvo. Para isso, um objeto virtual será projetado à sua frente e se deslocará por um trilho, enquanto a pessoa sentada deve acertá-lo movimentando um carrinho para frente, o qual está fixo em um trilho ao seu lado.

O estudo faz parte da pesquisa de doutorado da aluna Cíntia Matos e é coordenado pelo professor Herbert Ugrinowitsch. A pesquisa busca compreender como controlamos a informação visual em nossas ações, seja para acertarmos uma bola ou para não sermos acertados por algum objeto, como um carro, ao atravessar a rua.

Para participar, basta entrar em contato com a aluna responsável pela pesquisa através do número (31) 98806-5864. Haverá emissão de certificado de participação em pesquisa