LabDocências está com inscrições abertas para atividades voltadas para pós-graduandos e docentes da UFMG | EEFFTO - UFMG

18/05/2022 | 13:56

Por Comunicação/Prograd

Dos dias 16 a 18 de maio, o Laboratório de Formação em Docências no Ensino Superior (Labdocências) vinculado ao GIZ, Diretoria de Inovação e Metodologias de ensino da Prograd, estará com inscrições abertas para oficinas, minicursos e para os grupos de colaboração. Podem participar professores e pós-graduandos da UFMG que estejam inscritos em disciplina de estágio docente. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Bréscia Nonato, diretora do GIZ, destaca a relevância dessa iniciativa e convida a comunidade a participar das ações. “As atividades do Labdocências marcam o compromisso da Prograd, por meio do GIZ, de investimento nos processos formativos com foco no ensino de graduação. O Labdocências integra uma série de ações robustas que têm sido consolidadas desde 2020, durante o contexto mais delicado da pandemia, para que as atividades de ensino pudessem continuar sendo exercidas com qualidade”, conta.

O movimento do Labocências se caracteriza por ser uma ação flexível e diversificada, atenta aos tempos e dinâmicas docentes atuais, sem perder uma característica que é própria ao GIZ e ao fazer docente: a possibilidade de uma aprendizagem contextualizada e respeitosa em um espaço tempo que se ajusta à dinâmica de trabalho do professor da Educação Superior.

Ela explica que “as propostas são formações ímpares, com profissionais muito qualificados e que só tendem a contribuir para reconfigurar nossas atividades de ensino. As temáticas a serem abordadas se inserem no bojo de reflexões e proposições de ações que nos interpelam em nosso cotidiano na sala de aula, por isso, certamente poderão contribuir para ampliar e melhorar nosso trabalho com os estudantes dos diferentes cursos de graduação”.

Atividades

Os minicursos acontecerão de 20 de maio a 10 de junho. A atividade é uma formação de caráter teórico-analítico para introdução e/ou aprofundamento da discussão de temáticas que envolvem demandas contemporâneas para a docência do ensino superior em seus diferentes campos do conhecimento. A carga horária prevista é de 15 a 20 horas com atividades assíncronas e síncronas/presenciais.

Este ano serão ofertados quatro minicursos: Metodologias ativas: solucionismos no ensino em tempos digitais?; Os sentidos da inovação na universidade pública; Educação e plataformas digitais: (des)conexões entre o ensinar e o aprender e Planejamento educacional como processo científico.

As oficinas, assíncronas, ocorrerão de 20 de junho a 8 de julho e terão entre 15 e 20 horas de duração. Essa formação é teórico-prática e possibilita a apresentação e o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem, recursos tecnológicos e educacionais adotados na mediação pedagógica, nos diversos contextos de atuação docente e em diferentes áreas do conhecimento.

A atividade procura estimular a interação entre os participantes para que possam colaborar uns com os outros e compartilhar saberes entre si. As quatro oficinas programadas para esse ano são: Metodologias ativas: produções de sentidos na aprendizagem; Formação por competências no ensino de graduação: para quê, quem, e como?; Indicadores processo de ensino-aprendizagem e Mediação pedagógica em ambientes digitais.

Já os grupos de colaboração (GC) são encontros entre docentes e discentes para potencializar práticas investigativas sobre o ensino nas diversas áreas do conhecimento a partir de interesses em temáticas pedagógicas específicas. O GC têm 10 horas de duração com momentos síncronos/presenciais e atividades assíncronas com a finalidade de aprofundar a compreensão de uma temática específica. Neste ano, será abordado o tema “Avaliação e formação acadêmica-profissional: a serviço de quê e de quem?”

Os formulários de inscrição podem ser acessados nos seguintes links:  para professores e para pós-graduandos.

Mais informações na página do Laboratório e pelo e-mail: percdocente@gmail.com

Plano formativo

As primeiras reuniões com professores e pós-graduandos que optaram por se inscrever no Plano formativo contextualizado na prática docente ocorreram até dia 13 de maio. Esse grupo foi o primeiro a fazer escolhas das atividades realizadas pelo Laboratório, entre elas, as oficinas e minicursos. As vagas oferecidas nesse momento são para quem não participou dessa etapa.

O plano formativo é uma atividade que começou a ser ofertada esse ano com a finalidade de ajudar os participantes em suas inquietações, problemas, necessidades ou desafios apresentados no contexto da prática educativa. Eles estabelecem em qual ponto desejam focar, junto com a equipe do GIZ envolvida nas ações do Laboratório, e escolhem, entre as atividades ofertadas, as que ajudarão a trabalhar melhor essas questões.