II Congresso Científico Internacional da RIEC na EEFFTO-UFMG | EEFFTO - UFMG

II Congresso Científico Internacional da RIEC na EEFFTO-UFMG

08/07/2022 | 18:09

Por Melissa Souza*

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebe até este sábado, o II Congresso Científico Internacional da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC), em seu primeiro dia. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) e o Departamento de Educação Física da UFMG em parceria com a RIEC, com o tema "Lazer, Corpos e Estudos Culturais''.

A abertura do congresso foi realizada no Auditório Principal da EEFFTO e teve início com a apresentação do grupo musical “Abre a Roda Mulheres no Choro” e foi seguida pela conferência de abertura.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

A mesa da cerimônia de abertura foi composta pela Vice-Diretora da Unidade, Tânia Lúcia Hirochi; professor Hélder Ferreira Isayama do Departamento de Educação Física; professora Elisângela Chaves, coordenadora do II Congresso Científico da RIEC; professora Maria Cristina, coordenadora do PPGIEL; Presidente da RIEC, Maria Manuel Baptista, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFMG, Isabela Almeida.

Abertura Institucional do Congresso RIEC
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO.

Os palestrantes presentes se pronunciaram sobre a organização e preparação do evento, assim como ressalataram a necessidade de discutir os temas propostos pela RIEC. O professor docente do Departamento de Educação Física da UFMG, Hélder Isayama, contou brevemente sobre a trajetória do PPGIEL na busca por pesquisadores do campo dos estudos culturais.

“A RIEC surgiu com a possibilidade de ampliar ainda mais as ações que as instituições de diferentes países que compõem essa rede já vinham organizando coletivamente. E assim como as ações, também surgiu esse evento”, disse Hélder.

A Vice-Diretora da EEFFTO, a Profa. Dra. Tânia Lúcia, diz ficar emocionada ao ver um encontro presencial após dois anos de suspensão de eventos de grande porte, devido a pandemia de coronavírus, e acredita que este seja o momento ideal para trocar experiências e, cada vez mais, estarmos próximos e respeitando uns aos outros. Entre agradecimentos e cumprimentos, a professora também conta como entendeu a dimensão do evento.

“Quando eu me dei conta do projeto eu fiquei maravilhada. E pensando assim: ‘Há interseções’, e pensando mais um pouco nas razões desse evento acontecer dentro das escolas. E se nós pensarmos nos três cursos que essa Escola congrega, a Educação Física, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, todos trabalham com o corpo, com o músculo, com a dança e com a saúde. Quando eu vi o projeto eu imaginei que ele teria que vir para a escola”, relatou.

A Presidente do Congresso, Maria Manuel Baptista, reforça a relevância da Rede atuar de forma coletiva para se fortalecer e que, desta forma, é possível atingir o objetivo de pesquisar assuntos que atravessem os estudos culturais e do lazer. Além disso, segundo Maria Manuel, a Rede tem tudo para se solidificar e dar visibilidade à ciência produzida por países de língua portuguesa.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFMG, Isabela Almeida Pordeus, representou a Reitoria da Universidade. Em retomada a fala da Vice-Diretora Tânia Lúcia, a Pró-Reitora evidencia a importância de realizar esse evento de forma presencial, pois ele representa um resgate do convívio social e a possibilidade mais intensa de trocas de experiência. Para ela, o evento é repleto de cordialidade e carinho, garantidos pela presença física e ao experimentar esses locais, cria-se o sentimento de pertencimento.

*Atualizada 11/07/2022