Centro Cultural UFMG será palco do 54 Festival de Inverno UFMG nesta sexta-feira | EEFFTO - UFMG

21/07/2022 | 10:43

Via Cedecom*

O 54º Festival de Inverno UFMG continua nesta sexta-feira, 22 de julho, no Centro Cultural UFMG. A proposta de atividades inclui encontro com artistas, visita comentada às exposições de arte, lançamento da 5ª edição da Revista Guaicurus e show com a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Confira a programação:

A partir das 17h30, público e artistas se encontram em uma visita comentada às quatro exposições em cartaz no Centro Cultural UFMG. Os guias serão os próprios artistas que assinam cada mostra: João Diniz, criador de Poematéria; Clébio Maduro, de Colônia; os formandos do curso de Artes Visuais da UFMG, responsáveis por Sobrevir; e Capra Maia, de Rough.

Exposições:

Colônia, do desenhista, gravador e professor Clébio Maduro, reúne gravuras sobre o hospital psiquiátrico que estigmatizou o município mineiro como Cidade dos Loucos, revelando a angústia humana vivida no manicômio de Barbacena.

Poematéria: Arquitetura da Palavra, do arquiteto João Diniz, explora as possibilidades da união entre as artes visuais e o texto poético, buscando superar e propor novas possibilidades para o suporte preferencial da escrita: a folha de papel.

Rough, da artista Capra Maia, objeto têxtil inspirado em indumentária renascentista, tem como princípio a peça histórica gola rufo, amplamente difundida entre meados dos séculos XVI e XVII, sobretudo na Europa Ocidental.

Sobrevir, coletiva dos formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, reúne obras desenvolvidas em diversos suportes e materiais, notadamente marcadas pela memória e pelo ambiente familiar, refletindo a vivência dos alunos no período de distanciamento social. Artistas: Alana Ferraz, Amanda Abreu, Áquila Faria, Carla Bernardes, Dominique Correia, Fabrício Lins, Guilherme etc, Lina Hamdan, Lua Plaza, Luiza Poeiras, Manu Lima, Murilo Caixeta, Pedro Ícaro, Sérgio Ânbar, Theodora e Val Galvão. Coordenação: Professoras Brígida Moura Campbell e Rachel Cecília de Oliveira Costa.

Em vídeo produzido pela TV UFMG, o diretor do Centro Cultural, professor Fabrício Fernandino, traça um panorama das atrações. [equipe: Diego Balduino (produção); Amanda Gomes (reportagem); Ravik Gomes (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)].

Às 20h, a apresentação da 5ª edição da Revista Guaicurus terá uma roda de conversa com os editores Fabrício Fernandino e Leda Martins, os representantes do Conselho Editorial Sônia Queiroz e Lucia Pimentel, os autores Anderson Feliciano e Soraya Martins e a convidada especial Maria Inês de Almeida, idealizadora da Revista. Simultaneamente acontecerá a distribuição de 80 exemplares desta edição e a exposição de uma vitrine com as edições anteriores.

Às 21h, o show com a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte encerra a noite no Centro Cultural. Com repertório rico em referências culturais, a Velha Guarda do Samba de BH representa o samba mineiro como verdadeiro patrimônio imaterial da humanidade. Reunindo personalidades importantes da história do samba da capital mineira e região, a Velha Guarda do Samba de BH originou-se da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte, que há 20 anos trabalha em prol da defesa do samba de Minas Gerais.

Serviço:

54º Festival de Inverno UFMG: Por uma política de cultura na universidade

Data: 18 a 23 de julho

Locais de realização: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro) / Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) / Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Transmissões pelo canal: youtube.com/culturaufmg

Programação completa no site: www.ufmg.br/festivaldeinverno

*Assessoria de Imprensa 54º Festival de Inverno UFMG