Ars Nova - Coral da UFMG abre o mês de agosto com estreias internacionais | EEFFTO - UFMG

Ars Nova - Coral da UFMG abre o mês de agosto com estreias internacionais

01/08/2022 | 11:26

Via Cedecom

Nos dias 2 e 4 de agosto, às 19h30, o Ars Nova - Coral da UFMG apresenta sua nova série de concertos intitulada Lápis e Papel. As apresentações acontecerão respectivamente em dois espaços situados na região central de Belo Horizonte: o Museu Inimá de Paula e o Conservatório UFMG.

O repertório inédito traz como tema principal a composição de obras durante o período de isolamento causado pela covid-19. Dentre as obras incluídas, destacam-se as peças Tamba, Tamba, do compositor Carlos D’Elia, e Ecce Ascendimus Hierosolymam, de Leonardo Clementine, ambas feitas para coro misto à capela. O Ars Nova fará a estreia internacional das duas peças.

Inspirada em uma passagem do livro de Mateus (20:17-19), a composição de Leonardo busca criar um paralelo com o longo período de angústia que a humanidade passou durante os últimos anos. Assim como no trecho bíblico referenciado, o autor reforça a promessa de restauração e o valor de se ter esperança em dias melhores.

Revisitando concertos

O coro também apresentará outras obras de repertórios anteriores, como é o caso de Which was the Son of, do estoniano Arvo Pärt, cuja letra se inspira no Evangelho de Lucas e descreve a linhagem de Jesus; e Kyrie, do inglês Giles Swayne, que reflete a pobreza, a fome e a desigualdade no mundo capitalista.

Algumas músicas populares nacionais também poderão ser revistas pelo público que esteve nos concertos anteriores. Da última série de concertos, intitulada Ars Nova no Museu, foi mantida a canção Baião Armorial, de Maurício Detoni e Etel Frota, além de um Medley com arranjos de Lincoln Andrade e Fred Natalino, que traz algumas das grandes músicas da carreira de Milton Nascimento.

Sobre o Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Serviço:

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta Lápis e Papel