Do CTE-UFMG para a Sérvia: Juliano Lima, atleta olímpico do Taekwondo, participa do Galeb Summer Camp 2022 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Do CTE-UFMG para a Sérvia: Juliano Lima, atleta olímpico do Taekwondo, participa do Galeb Summer Camp 2022

24/08/2022 | 09:11

Por Zirlene Lemos

Atleta do Taekwondo, Juliano Lima, que integra a equipe da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF) e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG), participou na última semana do Galeb Summer Camp, na Sérvia. A atividade é um acampamento de verão de alto desempenho que participam atletas juniores e seniores. O evento teve duração de 7 dias, do qual participam alguns dos principais nomes do Taekwondo Mundial. Dentre eles, Milica Mandic (bi-campeã olímpica – Londres 2012 e Tokyo 2020), Tijana Bogdanovic (medalhista de prata Rio 2016 e bronze em Tokyo 2020) e Dragan Jovic, treinador ganhador de várias medalhas olímpicas.

Ao término do Camp de treinamento, Juliano ficará mais 4 dias treinando no centro de treinamento de Dragan Jovic  e retornará ao Brasil no meio dessa semana. No CTE, Juliano é treinado por Marcelo Barros, que foi quem conseguiu oportunizar a participação do atleta no evento.

Juliano começou a lutar taekwondo em 2012 e integra a equipe APCEF/CTE-UFMG desde 2014.
Foto: Arquivo pessoal

O supervisor de taekwondo do CTE-UFMG, Cristiano Gomes Flor, destaca que “o atleta Juliano apresentou um excelente desempenho no camp, arrancando elogios inclusive do técnico da Equipe Olímpica Brasileira, Clayton dos Santos”, ressaltou.

Recentemente Juliano foi campeão na categoria adulto até 58 kg do Grand Slam de Taekwondo 2022. Ele é titular no time brasileiro que vai ao Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, marcado para novembro deste ano, em Cancún (México). 

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.