Minas Gerais é vice-campeão do 4 Campeonato Brasileiro de Parataekwondo com atletas do CTE-UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Minas Gerais é vice-campeão do 4 Campeonato Brasileiro de Parataekwondo com atletas do CTE-UFMG

26/08/2022 | 11:45

Por Zirlene Lemos

O Brasil tem se destacado como uma das potências no Parataekwondo Mundial quando o assunto é Campeonato Brasileiro e Minas Gerais vem forte nesse cenário. Prova disso é que no último domingo (21)  o Estado se destacou como vice-campeão do 4º Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi  disputada nas categorias Cadete, Juvenil e Adulto reunindo mais de 70 atletas, sendo que 20 são novos em suas categorias. No sábado (20), os atletas passaram pela pesagem e pela classificação e, no domingo (21), ocorreram as competições de lutas (kyorugui) e formas (poomsae).

Leonardo Jhonatan Silveira Alves, até 58 kg, conquistou medalha de ouro
Foto: Arquivo pessoal

Para chegar ao título, Minas Gerais somou 983 pontos, seguida por Goiás com 582 pontos. Em primeiro lugar, com 1201 pontos ficou o Paraná.

Pelo Centro de Treinamento Esportivo – CTE – UFMG, competiram 10 atletas, dentre os quais 9 subiram ao pódio ao conquistarem 6 medalhas de ouro, 2 de prata e uma de bronze.   Além dos atletas, o treinador da equipe do CTE-UFMG, Diego de Oliveira,  também se destacou levando a  premiação de melhor técnico.

Diego de Oliveira se destacou como o melhor técnico – Foto: Arquivo pessoal 

Diego, que ganhou pela primeira vez em um campeonato nacional,  atribuiu o título ao trabalho coletivo. “Fico muito feliz, pois essa é uma forma de reconhecimento e valorização dos esforços do trabalho realizado junto com o grupo,  mas isso é fruto de um trabalho coletivo dos atletas que se esforçaram, da equipe multiprofissional e interdisciplinar do CTE-UFMG, são todos da equipe que nos ajuda na preparação e treino dos atletas, é sem dúvida uma conquista coletiva”.

Dobradinha do CTE-UFMG no pódio tem Douglas Rocha (ouro) e Ray Junior dos Santos (prata) na categoria  adulto K-40 acima de 80 kg- Foto: Arquivo pessoal 

Entre os atletas estreantes que se destacaram,  está  Douglas Rocha Pinto (37 anos) paratleta de Taekwondo. Como estreante, apenas em sua segunda competição nacional, o atleta, que integra a categoria K-40 acima de 80 kg, faturou o ouro.  “Foi espetacular porque eu comecei a treianr e competir pelo CTE-UFMG desde fevereiro, esta é minha segunda competição e dessa vez eu competi com os mesmos rivais da primeira vez, há alguns meses atrás, e isso para mim significa melhores resultados. O próximo desafio  será em setembro em SP”, comemora Douglas.

Atletas medalhistas do Parataekwondo do CTE-UFMG vão disputar  mais um campeonato nacional em Setembro, em São Paulo. 

A atleta Miriam Aparecida Pio conquista  prata Adulto – 47kg – Foto: Arquivo pessoal

Confira as conquistas dos atletas do CTE-UFMG

  • Adriano Souza Nascimento – Bronze Adulto -63
  • Douglas Rocha Pinto – Ouro  Adulto +80
  • Eduardo Henrique Dantas Martins – Ouro Junior +80
  • Larissa Lohane Alves – Ouro Adulto -57 
  • Leonardo Jhonatan Silveira Alves – Ouro Adulto -58
  • Lucas Gonçalves dos Santos – Ouro Adulto – Pomsae 
  • Miriam Aparecida Pio – Prata Adulto -47
  • Ray Junior dos Santos – Prata Adulto +80
  • Yuri Angelo Rocha Pinto – Ouro Cadete -59
  • Diego de Oliveira: melhor técnico
  • Gustavo Henrique Scarmigliat Cruz: auxliar técnico
Lucas Gonçalves dos Santos – Ouro Adulto – Pomsae – Foto: Arquivo pessoal

Projeto Paralímpico

Em março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG, em parceria com o CPB e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo e pretende ampliar, potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico nos demais estados Brasileiro.

Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE, atende cerca de 110 atletas  em quatro modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo.  Saiba mais site do CTE.