UFMG prorroga inscrições para os cursos de idioma no 2º semestre de 2022 | EEFFTO - UFMG

UFMG prorroga inscrições para os cursos de idioma no 2º semestre de 2022

26/08/2022 | 14:48

Via Cedecom

Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex-Fale) da UFMG prorroga inscrições para os cursos de idioma no segundo semestre de 2022. Interessados têm até 31 de agosto para se inscreverem pela internet. Com vagas limitadas, as aulas são oferecidas a qualquer pessoa da comunidade, alunos e não alunos da Universidade, com idade a partir de 14 anos (com exceção dos cursos de Alemão, cuja idade mínima é de 16 anos, e os cursos infantis, a partir de 8 anos). Início das aulas em setembro.

Os cursos comunicativos de Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês e Português para Estrangeiros, em diversos níveis, visam desenvolver as habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos.  Já os cursos de idiomas instrumentais visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura e compreensão de textos. Por fim, os cursos de línguas clássicas visam ao desenvolvimento das habilidades de leitura, produção e tradução de textos escritos. Alguns cursos têm o objetivo de capacitar o aluno para áreas relacionadas a determinadas profissões. Há cursos voltados para a capacitação de pesquisadores.

Modalidades

Cursos presenciais - Nessa modalidade, professores e alunos se encontram, de forma presencial, nos dias e horários da turma. As aulas acontecem no campus Pampulha da UFMG.

Cursos infanto-juvenis - Os cursos de inglês na modalidade infantojuvenil são abertos ao público com idade de 8 a 13 anos, no formato presencial, no campus Pampulha.

Cursos regulares síncronos - No caso dos cursos síncronos, as aulas são realizadas por meio de encontros em salas virtuais, semelhantes ao ambiente presencial. Nessa modalidade, professores e alunos se encontram, em tempo real, nos dias e horários da turma, em uma plataforma eletrônica de conferência, com a utilização complementar de recursos extras para o trabalho pedagógico.

Cursos regulares assíncronos - Já nos cursos a distância assíncronos, privilegia-se a autonomia do aluno na realização das atividades e em todos os aspectos do aprendizado. Há o acompanhamento eventual de um tutor, que atua na resolução de dúvidas e na correção de exercícios. Nessa modalidade, há vídeo-aulas e atividades variadas que os alunos podem assistir e realizar no tempo que quiserem, dentro do prazo definido para os trabalhos da semana; são abrigados na plataforma Moodle da UFMG.

Pré-requisitos

Para os cursos iniciantes 1º estágio (no caso do inglês) e para os básicos 1º estágio (outros idiomas), não há pré-requisito. Para os demais, o pré-requisito é ter cursado o nível anterior ou ter realizado teste de nivelamento. Há também cursos de estágio único. É necessário ter computador ou outro equipamento eletrônico, com microfone e câmera e acesso à internet para a realização das atividades no caso dos cursos a distância.

Investimento: Consulte o valor do investimento de cada curso na página de matrículas do CENEX

Outras informações pelo site https://idiomas.letras.ufmg.br/, pelo telefone/ Whatsapp (31) 98508-3875 ou pelo e-mail cenexidiomas@gmail.com