Semana do Conhecimento UFMG retorna ao formato presencial em sua 31ª edição | EEFFTO - UFMG

Semana do Conhecimento UFMG retorna ao formato presencial em sua 31ª edição

16/09/2022 | 14:06

Via Cedecom

Foi divulgada a programação da Semana do Conhecimento da UFMG 2022. Realizado anualmente, o evento chega à 31ª edição e reúne trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, produzidos por servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da Universidade. Integrando as atividades da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana do Conhecimento será realizada de 17 a 21 de outubro.

Como prévia das atividades da Semana, as unidades da UFMG recebem, em 3 e 4 de outubro, uma programação formada pelo 25º Encontro de Extensão, organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), pela 31ª Semana de Iniciação Científica e pelo 12º Seminário de Iniciação Científica Júnior, ambos organizados pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), além de diversas atividades no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

UFMG e bicentenário

A abertura oficial do evento, em 17 de outubro, será realizada com mais uma edição do ciclo de conferências Futuro, essa palavra. Com o tema UFMG, 95; Brasil, 200: Interseções, a atividade, que tem início às 9h30, no auditório da Reitoria, recebe a professora Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em 18 e 19 de outubro, as atividades estão concentradas no ICA. No dia 20, o campus Pampulha volta a receber atividades da Semana. Às 19h, no auditório da Reitoria, será realizada a cerimônia do Grande Prêmio de Teses UFMG 2022

O último dia do evento, 21 de outubro, será marcado por duas atividades. Das 9h às 14h, ocorre o  Football Analytics, Modeling and Experience (FAME 22), evento de caráter técnico-científico sobre o uso de modelos e técnicas de ciência de dados para esportes, com foco no futebol. Promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), o evento será realizado nos auditórios B101/B102 do CAD 3.

Na sequência, às 14h, terá início a cerimônia de encerramento e premiação da Semana do Conhecimento. O evento, que segue até às 17h, também ocorre no auditório da Reitoria.

A 31ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG integra as atividades de comemoração dos 95 anos da Universidade e do bicentenário da Independência do Brasil. A temática deste ano, UFMG, 95; Brasil, 200: Interseções, tem o objetivo de destacar as múltiplas conexões entre os projetos do país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância, como a UFMG. Esta edição também marca o retorno presencial do evento, após dois anos de formato digital, em razão das restrições impostas pela pandemia de covid-19.