XII Seminário CEMEF divulga programação | EEFFTO - UFMG

XII Seminário CEMEF divulga programação

20/09/2022 | 17:10

Por Melissa Souza

O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG divulga a programação do XII Seminário CEMEF e do IV Seminário do Projeto “Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional". Os eventos serão realizados nos dias 22 e 23 de setembro, com início às 9h, com a primeira atividade no auditório principal da EEFFTO. As demais atividades ocorrerão no Auditório Maria Lúcia Paixão.

Coordenado pela professora Meily Assbú, o encontro busca reunir os pesquisadores participantes do projeto para apresentar ao público os resultados de seus estudos. Além disso, visa qualificar reflexões sobre a temática da História da Educação do Corpo e das Sensibilidades em suas várias manifestações.

Confira a programação:

22/09/2022 - Quinta-feira

9h - Solenidade de abertura

9h30 - Conferência de abertura, com Cecília Seré (UdelaR – Uruguai).

13h30 - Mesa 01: Intelectuais, ideias e projetos para a educação do corpo, com Paula Serrao (Università degli Studi di Torino – Itália); Bruna de Oliveira Fonseca (UFMG- Brasil) e Carolina Jubé (UFG- Brasil).

Debatedora: Kênia Hilda Moreira (UFGD – Brasil).

16h - Mesa 02: A educação do corpo e das sensibilidades nas práticas escolares e na formação de mestres, com André Dalben (UNIFESP – Brasil); Sérgio Roberto Chaves Junior (UFPR – Brasil); João Pedro Lezan (UFPR – Brasil); Kevin Lino de Oliveira (UFPR – Brasil); Weslei da Mota (UFPR – Brasil); Giovanna Camila da Silva (UFMG – Brasil); Paola Dogliotti Moro (UdelaR – Uruguai); Cássia Danielle Monteiro Dias Lima (UEMG – Brasil) e Tamara Parada Larre Borges (UdelaR – Uruguai).

Debatedor: Sidmar dos Santos Meurer (UFPR – Brasil).

23/09/2022 - Sexta-feira

09h - Mesa 03: Artefatos como dispositivos de educação dos corpos e das experiências sensíveis, com Diogo Rodrigues Puchta (UEMG- Brasil); Meily Assbú Linhales (UFMG-Brasil); Eliezer Raimundo de Sousa Costa, Mônica Yumi Jinzenji (UFMG); Katya Braghini (PUC-SP – Brasil) e Cláudio Henrique Pessoa Brandão (NUPES/FaE/UFMG – Brasil).

Debatedora: Mônica Yumi Jinzenji (UFMG-Brasil).

13h30 - Mesa 04: Práticas de educação social: trabalho, formação e tempo livre, com Leonardo Ribeiro Gomes (IF/MG- Brasil); Sara Evelin Urrea Quintero (UFMG- Brasil) e Inés Scarlato (UdelaR – Uruguai).

Debatedor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG – Brasil).

16h30 - Solenidade de encerramento e avaliação do encontro, com Alexandre Fernandez Vaz (UFSC-Brasil).

17h30 - Lançamento do livro "Corpo, natureza e sensibilidades em perspectiva transacional" e "Eu cresci na ditadura", com Marcus Aurélio Taborda de Oliveira e Meily Assbú Linhales.