Workshop “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol” na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

29/09/2022 | 15:38

Por Melissa Souza

A Catapult Sports realizou na última segunda-feira, dia 26 de setembro, o workshop “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol” na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Profissionais do futebol e alunos da graduação e pós-graduação participaram gratuitamente do evento e puderam participar de discussões sobre tecnologias relacionadas ao monitoramento físico e tático de atletas de futebol.

Palestra "A utilização de medidas cinemáticas de competição no gerenciamento da carga de treinamento no futebol", com Igor Custódio, do Cruzeiro EC, e mediação do professor Varley Costa.
Foto: Melissa Souza/Assessoria EEFFTO

O evento foi uma colaboração entre a Catapult e a UFMG Soccer Science Center e teve como objetivo apresentar novas ferramentas e tecnologias a pessoas interessadas no assunto, além de realizar um intercâmbio entre as pesquisas desenvolvidas na UFMG e o que tem sido desenvolvido pelos clubes de futebol.

A parceria surgiu no final de 2021 quando o laboratório da UFMG Soccer Science Center decidiu adquirir alguns equipamentos da marca para suas pesquisas. Com isso, houve um grande apoio da empresa na realização do pedido de compra e, também, na gestão dos dados. A Catapult é uma empresa que fornece os dados e o laboratório da UFMG Soccer Science Center é uma entidade pública interessada em fazer o tratamento de dados para gerar relatórios e informações que ajudam os treinadores.

A empresa, que já realizou vários workshops em várias cidades do país, onde possuem clientes, decidiu realizar o evento também em Belo Horizonte. A escolha pela UFMG se deu pela universidade ser um local de referência na produção de conhecimento e também por trabalhar com esse tipo de equipamento.

Professor Eduardo Pimenta na mesa redonda “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol”
Foto: Melissa Souza/Assessoria EEFFTO

O monitoramento dos atletas é de extrema importância para a atuação prática e para a formação de profissionais da área. Além disso, é realizado por diversas áreas, como a psicologia do esporte e a cognição dos atletas, e fazem parte da formação dos estudantes  de Educação Física e que possuem interesse no assunto. Outra área alinhada ao tema é o treinamento da fisiologia do exercício, trabalhada pelo professor Eduardo Pimenta, do Departamento de Educação Física da EEFFTO, que esteve presente na mesa redonda sobre: “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol”. Após a palestra, o professor explicou como as novas tecnologias podem favorecer o monitoramento de atletas do futebol e como o UFMG Soccer Science Center busca se atualizar às tecnologias que chegam no mercado, para melhorar a capacitação dos alunos.

“Hoje a gente consegue, através de algumas tecnologias, monitorar a resposta inflamatória do atleta em relação a saúde muscular, considerando a agressividade do esporte em relação ao sistema esquelético. Então, atualmente, nos clubes, existe um número enorme de possibilidades tecnológicas de monitoramento, de marcadores bioquímicos, através de análise sanguínea, diagnósticos rápidos, como o point of care. Nós podemos usar a termografia, que é uma linha de pesquisa que eu tenho dentro do prédio, usamos também a questão do GPS, pois ele é um dos indicativos da carga mecânica em relação ao dano muscular, e outras ferramentas”, informou.

O professor Gibson Moreira, do Departamento de Esportes, que também participou da mesa sobre “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol”, contou sobre suas expectativas positivas acerca do evento realizado na EEFFTO. Quando questionado sobre os resultados trazidos pelo evento, Gibson citou algumas ações, como a possibilidade de ter um espaço de formação para os alunos em relação ao monitoramento e análise de desempenho no futebol.

Professor Gibson Moreira na mesa redonda “Integração da Análise de Desempenho entre Diferentes Áreas do Futebol”
Foto: Melissa Souza/Assessoria EEFFTO

“São palestras de qualidade, com pessoas que estão no meio prático e que vão trazer boas informações para os alunos da UFMG que vão participar gratuitamente do evento, graças a essa parceria. Um segundo desdobramento é o acesso às novas tecnologias que a Catapult e o nosso laboratório tem desenvolvido, então, são novas propostas de análise de desempenho e de dados que vão servir, por exemplo, para os nossos alunos de mestrado e de doutorado, terem novas perspectivas de pesquisas que podem ser realizadas. O terceiro resultado é o estreitamento da relação entre a Catapult e a UFMG Soccer Science Center para que a gente tenha, no futuro, a possibilidade de expandir o volume de equipamentos que nós temos hoje e também ter acesso ao suporte mais próximo da empresa, tanto a nível nacional quanto internacional", afirmou o professor.