EEFFTO recebe primeiro Simpósio multidisciplinar de Fraqueza adquirida na UTI | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe primeiro Simpósio multidisciplinar de Fraqueza adquirida na UTI

23/12/2022 | 11:41

Por Bruno Pereira

A Escola de Educação Física, Fisioteraopia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o I° Simpósio multidisciplinar de fraqueza adquirida na UTI (FAUTI). A atividade foi coordenada pelos professores Ligia de Loiola Cisneros e Rodrigo Marques Tonella, ambos do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO.

O evento que originalmente estava previsto para ser uma atividade acadêmica voltada para os alunos de estágio do nono período de fisioterapia, acabou se transformando em simpósio, e contou com a presença de diversos estudantes. A cerimônia ocorreu em formato híbrido, a transmissão está disponível na íntegra no youtube.

Discentes acompanham palestra “ Diagnóstico Ultrassonográfico e Fauti”.
Foto: Bruno Pereira / Assessoria EEFFTO

A Professora Ligia em seu discurso de abertura, exaltou o dedicação dos convidados para a realização do evento:

“Esse é o nosso primeiro simpósio interdisciplinar de fraqueza adquirida em UTI, originalmente esse evento seria apenas uma atividade acadêmica, dos alunos de estágio do nono período de graduação em fisioterapia, mas eu e o professor Rodrigo, que divide comigo a coordenação do estágio esse semestre, nós acabamos incrementando essa idéia original e a atividade acabou se transformando em simpósio. E só foi possível graças à disponibilidade e receptividade imediata de nossos convidados. Quero deixar aqui nosso agradecimento aos palestrantes  que estarão hoje conosco dividindo seus conhecimentos”, disse.

No seu discurso de abertura, o professor Dr. Rodrigo Marques, destacou o caráter multidisciplinar do evento e a importância do intercâmbio entre áreas de conhecimento para a prática profissional.

“O primeiro simpósio só foi possível como disse a professora Lígia, graças ao esforço de todos e todas desta importante fase de formação dos nossos alunos do nono período de estágio hospitalar. Aproveito a oportunidade também para ressaltar que a ideia desse simpósio multidisciplinar vem ao encontro de nossa história. A unidade de terapia intensiva é composta pelas equipes multiprofissionais que, de maneira interprofissional, atuam para o adequado atendimento do nosso paciente grave. Especialmente para mim, é muito gratificante podermos unir duas áreas da fisioterapia, que há tempos atrás estavam trilhando caminhos diferentes. A terapia intensiva enfim se rendeu à disciplina de eletroterapia. Que bom! Estamos trilhando novos caminhos, perpetuando o que a terapia intensiva sempre pregou, a multidisciplinaridade.O fisioterapeuta  e os profissionais de terapia intensiva ainda se assustam quando o assunto é a eletroterapia. Aos poucos estamos nos atualizando e incorporando essa fundamental disciplina em nossa assistência, e a parceria não pára por aí, contamos em nosso grupo de pesquisa com pesquisadores da Pós-graduação em engenharia elétrica da UFMG,  representado pelo professor Henrique Resende Martins, que completa de maneira determinante nosso time”, disse.

A aluna Marina Mendonça, do sexto período de fisioterapia, comentou sobre o impacto  do Simpósio para sua área de atuação. Ela destacou ainda, a palestra “diagnóstico ultrassonográfico e Fauti”, ministrada por Marcelo Farani Lopez.

“É a minha área de preferência até então, esse tema é muito importante para mim, de verdade. Aprender cada vez mais sobre a questão da fraqueza adquirida na UTI, que é onde eu gostaria de atuar, é bem importante para a minha carreira profissional. A palestra que eu mais gostei até agora foi a do Farani, a questão da ultrassonografia, achei bem legal. Como eu ainda não tive contato com a ultrassonografia, achei muito interessante”, completou.

O simpósio contou com as palestras: Tratando a Tetraparesia em UTI; Aspectos metabólicos na prevenção da Fauti; Diagnóstico ultrassonográfico e Fauti; O papel da enfermagem na Fauti e prevenção de lesões por pressão; Recursos tecnológicos na prevenção da Fauti:EENM na redução de complicações ao paciente e custos;  Estimulação elétrica neuromuscular em pacientes críticos: Projeto de pesquisa no HRTN e sua importância na prevenção de Fauti; e Ultrassonografia diafragmática e índice de esforço inspiratório cronometrado: uma análise de índices preditores no desmame prolongado de indivíduos neurológicos prevenção da  Fauti.  Por fim, no encerramento houve uma mesa redonda com o tema:  abordagem multiprofissional na prevenção da Fauti indicadores de assistência.

No encerramento, houve uma mesa redonda com a presença de Valeska Martins Amaral Melo (Terapeuta Ocupacional)Clarissa  Simon Factum (Nutricionista), e Denise Da Silva Brandão (Enfermeira) do Hospital Risoleta Tolentino Neves; Bárbara Brito (Tenente Fisioterapeuta) do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e  Anna Carolina Scalzo (Fisioterapeuta) do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, que compartilharam suas experiências profissionais com os estudantes, demonstrando os desafios e os diferentes contextos da prática profissional.

Mesa Redonda: Abordagem multiprofissional na prevenção da Fauti Indicadores de Assistência
Foto: Bruno Pereira/Asssessoria EEFFTO