Programação de Férias no Campus chega a vigésima edição | EEFFTO - UFMG

Programação de Férias no Campus chega a vigésima edição

01/02/2023 | 11:01

Por Bruno Pereira

A XX Colônia de Férias do Campus do Programa Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, ocorreu entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Campus Pampulha  e no Centro Esportivo Universitário (CEU),  para  turmas de crianças entre 6 e 15 anos. O tema desta edição foi “E se eu pudesse ?”.

Estruturado em 2008, o projeto de extensão “Colônia de Férias no Campus”  teve sua primeira edição em 2009. Desde então, a programação é gratuita e voltada para a comunidade da UFMG, podendo se inscrever alunos ou  filhos de servidores, professores e funcionários terceirizados da universidade.

A servidora técnico-administrativo da Escola, Renata Lima, falou sobre o impacto da Colônia de Férias no Campus para sua sobrinha, hoje já adulta, e as memórias especiais que ainda guarda da primeira edição do projeto, assim como a experiência da filha, Malu Lima Sathler, em sua primeira participação.

“Eu, nos meus quase 20 anos de EEFFTO acompanho as edições desta Colônia desde sua criação, e hoje vendo minha filha participando, é muito especial. Está sendo a primeira colônia de férias dela, e ela está radiante, curtindo cada momento. Minha sobrinha que hoje já é adulta, participou da primeira edição e ainda hoje, guarda com carinho as boas lembranças de quando participou“, contou.

Renata salientou ainda os impactos comportamentais que a experiência de convivência na Colônia de Férias no Campus possibilita aos participantes.

“Percebi nestes três dias, que a colônia tem proporcionado muito além da diversão. Percebo uma maior autonomia, pois estão tendo a oportunidade de desenvolver habilidades sócio-emocionais, através da vivência significativa com brincadeiras que além de divertir educam. Além do sentimento de pertencimento a um grupo, que é intensificado pelas ações recíprocas de convite, de incentivo, de apoio e companhia”, destacou.

Foto: Assessoria de Comunicação EEFFTO

A também servidora técnico-administrativo, Naiara Oliveira, destacou o retorno que recebe da filha, Ana Rafaela Bueno, sobre a colônia, além de chamar atenção para o bom planejamento das atividades e que corroboram para o desenvolvimento da criatividade e o trabalho em equipe.

“O retorno tem sido muito positivo, minha filha já acorda animada para vir. Ela fala sobre as atividades, dos amigos e está muito envolvida na missão da turma dela. Percebo que foi feito um grande investimento pedagógico e que houve muito carinho no preparo das atividades pois são lúdicas, despertam a criatividade e o espírito de equipe. Ela ainda não tem dimensão do que está vivenciando, para ela o momento é de alegria e diversão com os monitores e os novos amigos”, disse.

Ana (Naiara), à esquerda e Malu (Renata), à direita.
Foto: Arquivo Pessoal de Naiara Oliveira

Naiara falou ainda, sobre a empolgação da filha com a programação da colônia e destacou o impacto da  nas experiências após um período de isolamento social.

“A proposta da colônia se estende ao ambiente externo a ela, pois é o assunto do momento em casa. Além de contar todos os casos, ainda há a empolgação de planejar os próximos dias e isso é muito legal. Eu ainto que ela está bastante motivada, animada e feliz. E tem sido muito bom compartilhar esses sentimentos com ela, uma troca muito rica entre as crianças, os monitores, os organizadores e as famílias. Foi muito especial participar da primeira Colônia pós pandemia, o que tem ainda mais significado. Espero que seja a primeira de muitas”, concluiu.

Foto: Assessoria de Comunicação EEFFTO

A  XX Colônia de Férias do Campus encerrou-se na última sexta- feira (27). Sob a coordenação da professora Flávia da Cruz Santos. A Colônia de Férias do Campus contou com a colaboração de discentes de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, além de 6 alunos convocados via processo seletivo. Os discentes que realizaram o curso preparatório, e foram selecionados, por meio de  edital, trabalharam como monitores, responsáveis por organizar e montar as atividades.