Atleta CTE-UFMG: Izabela Campos vai disputar o Mundial de Atletismo Paris 2023 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta CTE-UFMG: Izabela Campos vai disputar o Mundial de Atletismo Paris 2023

03/07/2023 | 13:21

Por Zirlene Lemos

 

Izabela Campos treina com Ivan Bertelli, de 2ª à 6ª no CTE-UFMG – Foto: Zirlene Lemos

 

A atleta do CTE-UFMG,  Izabela Campos, de 42 anos, vai  defender o país no Mundial de Atletismo. A competição será disputada em Paris, na França, entre 8 e 17 de julho. Izabela compete na categoria F11, para atletas com deficiência visual quase total, e vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de disco, na qual é especialista. Ela faz parte da delegação junto a outros 50 paratletas e 11 atletas-guia que vão participar do evento que serve de preparação para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Desde 2014, Izabela integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE, coordenado pela professora Andressa Mello. O projeto é apoiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte.

“A expectativa para Paris é a melhor possível. Sigo trabalhando para alcançar e melhorar minhas marcas. Estou muito feliz, agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram. Treino no CTE-UFMG, de segunda a sábado no período da manhã e posso garantir que o esforço vale a pena”, comentou a atleta.

Na próxima segunda-feira (3) Izabela embarca para São Paulo, onde vai se juntar à  Seleção Brasileira, no Centro de Treinamento Paralímpico e de lá seguirão para o Mundial. 

Foto: Zirlene Lemos/ CTE

 

Acometida por sarampo aos 6 anos, Izabela perdeu a visão progressivamente até não enxergar mais aos 15. Aos 21, começou no atletismo com o intuito apenas de perder peso. Chegou a correr 5.000m, 1.500m, 800m e 400m, mas foi com as provas de campo que mais se identificou. Sua primeira convocação para a Seleção foi em 2012, para os Jogos
Paralímpicos de Londres. “O esporte foi um divisor de águas na minha vida. Tudo que tenho e que aprendi foi me dado através dele. Às vezes me pego pensando o que seria de mim se não tivesse começado. Vem em minha cabeça algumas ideias, mas nenhuma delas me leva aos lugares e vivências que o esporte me proporcionou. Ou seja, ele me transformou em uma pessoa melhor em todos os aspectos da minha vida”, celebrou.

A disputa no Mundial de Atletismo, vem junto a um 2023 de importantes resultados. Recentemente Izabela disputou o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (15 e 17 de junho)  e foi destaque mais uma vez ao levar 2 vezes o ouro, sendo o 1º lugar no Arremesso de Peso Classe F11 com a marca de 10,12m (recorde da competição) e 1º lugar no Lançamento de Disco Classe F11, com a marca de 33,98m. A cada nova competição e mantendo as marcas que vem executando, a atleta sobe ainda mais sua pontuação no ranking e em busca de garantir a vaga   para disputar sua quarta Paralimpíada. Izabela é medalhista paralímpica brasileira nos Jogos Rio 2016 e já participou de três Paraolimpíadas (2012, 2016 e 2021), no currículo soma ainda o Grand Prix de atletismo paralímpico em Marrakech (2022), dois Jogos Parapan-americanos e cinco edições do Mundial de Atletismo.

 

Foto: Zirelene Lemos/ CTE

 

Entre as principais conquistas da atleta, destacam-se: bronze no lançamento de disco no Mundial Dubai 2019; ouro no lançamento de disco, bronze no lançamento de dardo e no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Lima
2019; prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial Londres 2017; bronze no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; bronze no lançamento de disco no Mundial Doha 2015; ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015; e bronze no arremesso de peso no Mundial Lyon 2013.

“Participei do último Mundial realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Mas a competição que mais me marcou foram os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, onde ganhei a minha primeira medalha paralímpica”, relembrou. Confira vídeo onde a atleta conta parte de sua história

 

 

Mundial de Atletismo 2023

 

O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e deve ser o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição será realizada no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade. Antes de se destacar nas provas de campo, chegou a correr provas de 400 metros até cinco mil metros, também no atletismo. 

Para a disputa em Paris 2023, o Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para a competição. Além deles, três atletas brasileiros receberam convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), totalizando 54 competidores do Brasil no evento na França.

Será a maior delegação do país na história dos Mundiais da modalidade. Antes, a maior equipe brasileira de atletismo em Mundiais havia sido em Dubai (EAU) 2019, quando o país convocou 43 atletas. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram a melhor campanha da história do país na competição, na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze.  O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.

Segundo o levantamento do departamento de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do CPB, o Brasil já conquistou 215 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 74 ouros, 65 pratas e 76 bronzes. O atletismo é um dos esportes mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, a modalidade é a que obteve a maior quantidade de medalhas, com 170 pódios no total.

Esporte paralímpico

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG abriga as modalidades paralímpicas de atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, da iniciação ao alto rendimento. O CTE forma atletas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Mais informações podem ser obtidas no site do CTE.