CTE-UFMG: Paratletas do halterofilismo vão disputar duas das competições internacionais mais importantes da modalidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CTE-UFMG: Paratletas do halterofilismo vão disputar duas das competições internacionais mais importantes da modalidade

03/08/2023 | 13:39

Por Zirlene Lemos

 

Cristiane Reis, Jean Henrique Pereira Rufino e o treinador Marcelo Matos vão para o Chile e em seguida para Dubai – Foto: Arquivo pessoal

 

Após disputarem e ganharem, a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, encerrada no sábado (29) e no domingo (30), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, os atletas Cristiane Reis e Jean Henrique Pereira Rufino, vão disputar as duas mais importantes competições do halterofilismo, desse ano: o ‘Chile 2023 Invitational Competition’  e o Mundial de Halterofilismo, em Dubai. Os atletas são acompanhados do treinador da equipe no CTE-UFMG, Marcelo Matos, que também foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para compor a comissão técnica.

Nesta quinta (3) e sexta (4) Cristiane e Jean disputam as seletivas, para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o ‘Chile 2023 Invitational Competition’ . O Parapan também será realizado na capital chilena. “Nos preparamos muito e buscaremos melhorar as marcas e garantir uma boa colocação no ranking das Américas e do Mundial na tentativa de garantir a classificação para os Jogos Parapan-Americanos do Chile, no fim do ano – explica o treinador Marcelo Matos.

Após a disputa do ‘Chile 2023 Invitational Competition’  o trio segue para a segunda competição mais importante do ano, o Mundial de Halterofilismo, em Dubai, que acontece de 22 a 30 de agosto.

Atletas de peso

Cristiane na 2ª Nacional de halterofilimo Loterias Caixa no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto Ana Patrícia Almeida – CPB

 

A mineira Cristiane Alves Reis, é recorde nacional da categoria até 55kg com a marca de 95kg. A marca anterior pertencia a ela própria, que ergueu 94kg no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em abril deste ano, no Centro de Treinamento Paralímpico. Ela representa o SADEVI/MG – CTE-UFMG.

Cristiane tem baixa estatura e iniciou no halterofilismo em 2019. Acumula 4 medalhas de ouro, em competições nacionais e estreia em uma competição internacional com a Seleção Brasileira da modalidade.

 

Jean Henrique busca bater seu próprio recorde de 195kg alcançado em março deste ano no 1ª Nacional de halterofilimo Loterias Caixa no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto: Arquivo pessoal

 

Jean Henrique Pereira Rufino é vice campeão brasileiro 2023, na categoria até 107 kg. Cadeirante, é atleta paralímpico do Halterofilismo, treinando no CTE-UFMG desde 2021. Ele conseguiu bater seu próprio recorde de 185kg conquistados, em março deste ano na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, com 195kg validados, sendo o vice campeão do Brasileiro de 2023 e alcançando o índice para o Mundial em Dubai.

Esporte paralímpico

No halterofilismo paralímpico, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

Atualmente no CTE-UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana. Mais informações sobre como ser atleta no cte.ufmg.br/cte/.