Grupo Caparaó retoma atividades no segundo semestre com a presença da pesquisadora Dra. Lis Leão. | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupo Caparaó retoma atividades no segundo semestre com a presença da pesquisadora Dra. Lis Leão.

18/09/2023 | 13:12

Via Grupo Caparaó

Emoção, fruição, contemplação, integração, preservação, educação, risco, turismo, lazer... São tantos os sentidos/valores que permeiam as práticas corporais junto à natureza, como também são diversos os setores e profissionais ligados a elas, que estudá-las, problematizá-las e divulgá-las passa a ser, cada vez mais, relevante, especialmente num momento em que as relações entre ser humano e natureza estão em destaque nas pautas ambientais, educacionais, políticas, sanitárias etc.

Nesse contexto, surge o projeto de extensão Ciclo de Debates – Trilhas do Caparaó, ou Trilhas, como é carinhosamente chamado pelos membros do Caparaó – Grupo de Pesquisa sobre Natureza (CNPq/UFMG), ao qual está vinculado. 

O projeto, mobilizado pela temática da natureza, busca promover encontros interdisciplinares de formação, em diálogo com ações de pesquisa, ensino, extensão e/ou administração, para um público diversificado. São convidados profissionais, estudiosos, gestores e praticantes de práticas corporais junto à natureza para rodas de conversa online ou híbridas, abertas aos interessados.

Nessa edição, que ocorrerá no dia 21/09/23, das 14h às 16h, receberemos uma pesquisadora muito especial, com uma trajetória riquíssima no campo da saúde e no da natureza, e nas interseções entre eles. Trata-se de Eliseth Ribeiro Leão de Andrade Silva, a LIS LEÃO!

Lis Leão é graduada em Letras e em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo. Pesquisadora sênior e docente do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Líder do Grupo de Pesquisa e-Natureza estudos interdisciplinares sobre conexão com a natureza, saúde e bem-estar (CNPq). Membro do Comitê de Especialistas em Saúde e Natureza do Academic Consortium for Integrative Medicine and Health e da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Membro do Advisory Board do NATURELAB Horizon Europe Project.

Nesta edição do Trilhas, Eliseth Leão nos brinda com um bate-papo online que gira em torno do instigante título: “A natureza e a promoção da saúde e do bem-estar humanos”. Partindo de suas experiências e vivências, não só acadêmicas, Eliseth nos instiga a refletir sobre a natureza através de outros prismas, tendo a saúde e o bem-estar como componentes indissociáveis da jornada.

Conversa, portanto, imperdível! Faça já sua inscrição gratuita acessando o QR Code ou aqui .

Siga o Grupo Caparaó em nossas redes: @caparaoufmg