CTE recebe neste sábado 2a Edição do Festival Paralímpico 2023 | EEFFTO - UFMG

CTE recebe neste sábado 2a Edição do Festival Paralímpico 2023

25/09/2023 | 17:34

Por Sabrina Garcia e Zirlene Lemos | Via CTE

Acontece neste sábado, 23 de setembro, entre as 8h e 12h,  a 2a  Edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. O festival celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

O festival tem como objetivo proporcionar aos participantes a inclusão, vivência e experiência nos Esportes Paralímpicos, além de aproximar crianças e adolescentes do esporte paralímpico.

O principal público são crianças e jovens de 7 a 19 anos, com e sem deficiência para vivenciarem as modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o movimento paralímpico por todo o território nacional.

Nesta edição foram recebidas 242 inscrições dentre as quais  41 com deficiências, 85 com deficiência física, 3 com deficiência visual, 46 com deficiência intelectual, 53 crianças com TEA e 15 com múltiplas deficiências.

Sobre o Festival Paralímpico Loterias Caixa: é um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças deficientes de todo o território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social destas crianças por meio do esporte. O público-alvo são crianças e adolescentes deficientes e não deficientes (até 20%), com idade entre 08 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico. O evento que acontece desde 2018 atendeu na última edição mais de 16 mil crianças e é percebido pelos envolvidos - a maioria envolvida no contexto escolar paralímpico - como uma importante ação para inclusão social dos alunos com deficiência.

Sobre o Projeto Paralímpico de Alto Rendimento no CTE-UFMG

Desde março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do CTE-UFMG, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta que amplia, potencializa e desenvolve o Esporte Paralímpico nos estados brasileiros.

Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE-UFMG conta com as seguintes modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo. Saiba mais no site do CTE, na aba edições anteriores.

Serviço:

2ª Edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023
Data e horário: 23 de setembro, das 8h às 12h
Local: CTE UFMG (Av. Alfredo Camarate, 617 - São Luiz, Belo Horizonte - MG)
Obs: Aberto à participação de quem se inscreveu com antecedência

Confira imagens da última edição (Créditos: Comitê Paralímpico)