PET Educação Física e Lazer completa 20 anos: conheça a história do projeto | EEFFTO - UFMG

PET Educação Física e Lazer completa 20 anos: conheça a história do projeto

27/09/2023 | 10:53

Por Sabrina Garcia

Fundado em 2003, o Programa de Educação Tutorial Educação Física e Lazer completa 20 anos em 2023. Carinhosamente apelidado de PET Lazer, o grupo desenvolveu ao longo de duas décadas, diferentes trabalhos voltados para ensino, pesquisa e extensão junto a alunos e alunas de gradução do curso de Educaçã Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Naquele ano, o Ministério da Educação criou um edital para a criação dos Programas de Educação Tutorial com o objetivo de promover uma formação autônoma, capaz de integrar os três pilares das Instituições Federais de Ensino Superior - ensino, pesquisa e extensão - para estudantes de diferentes cursos de gradução em duas modalidas: por curso ou por tema. Inspirado em um projeto de e lazer que desenvolvia junto de crianças que estavam em tratamento oncológico no Hospital das Clínicas, o professor Hélder Ferreira Isayama inscreveu a proposta para o edital na segunda modalidade, tornando-se o fundador e primeiro tutor do Programa de Educação Tutorial Educação Física e Lazer. Desde então, o programa já contou com outros três tutores - todos vinculados ao Departamento de Educação Física da Escola - e vários petianos, apelido dado aos estudantes que em algum momento fizeram parte do grupo.

O Prof. Silvio Ricardo Da Silva, segundo tutor, fundou a “Colônia de Férias no Campus”, que ainda hoje recebe servidores e professores da UFMG e seus filhos para atividades de lazer durante os períodos de recesso. Já o Prof. Luciano Pereira da Silva foi o terceiro tutor e desenvolveu o projeto “Tarde de Jogos”, que busca promover a socialização principalmente entre os estudantes da EEFFTO e que acontece até hoje. A Profa. Flávia da Cruz Santos é a atual tutora do PET. Ela busca desenvolver reuniões de estudo com o grupo, escrever e apresentar trabalhos científicos em eventos e promover as ações criadas pelos antigos tutores, sempre buscando orientar os alunos e alunas a partir da construção coletiva. O programa também fundou o evento “Tô de boa, tô no campus”, que hoje integra a programação do “Domingo do Campus”, inspirado nessa ação, além de promover um cineclube, para exibir e debater filmes que estejam relacionados com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Além de desenvolver o PET Debate, que objetiva discutir temas relevantes para a comunidade acadêmica da Educação Física.

Os requisitos para fazer parte do PET Lazer são simples: bastar estar regularmente matrículado no curso de Educação Física da UFMG, entre o 2º e 8ª período e não ter duas reprovações durante o período que tem vínculo com o projeto, mantendo a média sempre acima dos 60 pontos, como é estabelecido pelas normas da UFMG, além de ser aprovado em processo seletivo. A maior dificuldade é esperar que novas vagas surjam - seja para atuar como bolsista ou como voluntário - já que raramente um dos 18 membros abrem mão da participação.

Em setembro, os membros que hoje integram o PET Lazer organizaram o seminário “PET Educação Física e Lazer: 20 anos de contribuição à formação” para celebrar as duas décadas de atuação do projeto, tanto na formação dos futuros profissionais de Educação Física quanto para a comunidade da UFMG. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 01/09/2023, de 13h30 às 18h, no auditório principal da EEFFTO - UFMG, com a participação de todos os antigos tutores e da atual tutora do PET e ex-petianos, nome dado aos alunos e alunas que integram o programa. O foco do seminário foi partilhar e discutir as experiências dos antigos e atuais membros do PET, tendo como foco as contribuições do programa à formação de seus integrantes. Os relatos mostram que ex-petianos hoje se destacam profissionalmente, seja pelo interesse pela carreira acadêmica ou por ocupar posições importantes no mundo do trabalho.

Ainda como parte das celebrações, o grupo tem produzido e divulgado em suas redes sociais (@petefelazer.ufmg), pequenos vídeos com a participação de seus antigos e atuais membros, focalizando as contribuições do programa para a sua formação acadêmica, profissional e cidadã. Além disso, o grupo está organizando um livro que será publicado em 2024, que aborda diferentes temas, como formação, extensão, perspectivas de lazer e educação e formação profissional.

Confira alguns registros do Seminário  “PET Educação Física e Lazer: 20 anos de contribuição à formação”:

Crédito das Imagens: PET Educação Física e Lazer