Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira recebe estudantes da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

29/09/2023 | 12:49

Texto de Maria Cristina Rosa e Karolina Hugo

Nos dias 22 e 23 de setembro, estudantes do curso de graduação em Educação Física e integrantes do Caparaó: Grupo de Pesquisa sobre Natureza (CNPq/ UFMG) realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado na Serra do Espinhaço, no distrito de Ipoema, em Itabira, Minas Gerais.

A visita é parte da programação da disciplina optativa "Lazer e Natureza" ofertada pelo curso de graduação em Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG, ministrada pela professora Maria Cristina Rosa, e uma das coordenadoras do Caparaó.

O objetivo da visita foi apresentar aos estudantes o parque como um equipamento de lazer, possibilitando maior compreensão acerca de sua gestão e das intervenções de lazer que são realizadas no local.

O gestor do Parque, Alex Amaral, doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - PPGIEL/UFMG e membro do Grupo de Pesquisa Caparaó, considera que a visita de estudantes é muito importante porque reafirma as potencialidades do Parque e as questões ambientais, vividas por todos diariamente, podem ser compreendidas e abordadas a partir de um campo transdisciplinar, fortalecendo e expandindo fronteiras e limites acadêmicos.

Além disso, a visita possibilitou também um contato mais próximo deste equipamento público de lazer com a UFMG, umas das principais instituições de ensino superior do Brasil e a maior universidade do estado de Minas Gerais. Conforme afirma, ao receber os estudantes o laço de expansão do Parque no meio acadêmico se fortalece, além de possibilitar os participantes vivenciarem e entenderem as dinâmicas ambientais do espaço.

A visita proporcionou experiências em alguns dos atrativos do parque, como a Trilha dos Sentidos e as cachoeiras do Paredão e da Cascatinha. A reflexão sobre o trabalho desenvolvido no Parque e as potencialidades das experiências de lazer junto à natureza, que mobilizam diferentes conteúdos culturais, contribuem para que estudantes possam praticar princípios como o da ecologia, sustentabilidade e educação ambiental.

Confira alguns registros da visita (Créditos: Acervo pessoal | Grupo Caparaó)