EEFFTO realiza o evento “Conscientizar Para Mudar: a Negritude na Universidade” em comemoração ao mês da consciência negra. | EEFFTO - UFMG

05/10/2023 | 10:59

Por Bruce Friche, com supervisão de Sabrina Garcia

Novembro é o mês da consciência negra, celebrado no dia 20. Para enfatizar a necessidade de pensarmos e lutarmos em torno das questões que envolvem as negritudes, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realiza o evento: “Conscientizar para Mudar: a Negritude na Universidade”. O evento, que integra as ações do “Novembro Negro” proposto pela universidade, traz  debates que têm como objetivo discutir a presença de pessoas negras nos diferentes espaços da universidade.

Ao todo serão três encontros realizados nos dias 16,28 e 29 de novembro no prédio da unidade. Todos os enconstros são gratuitos e destinados a toda a comunidade da UFMG. Entretanto, para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo Sympla.

Confira a Programação:

16/11 - 14:00 - sala 2018

Roda de Conversas sobre pesquisas que envolvam as negritudes na EEFFTO, aberta a todos os discentes que façam pesquisas com a temática da negritude.

28/11 - 09:00 - Sala de Dança da EEFFTO

Seminário sobre Dança Afro-brasileira com Evandro Passos, Mestre em Artes Cênicas, ator, profesor de dança afro e pesquisador em cultura Afro-brasileira, buscando compreender a cultura africana e as influências sobre a sociedade brasileira.

29/11 - 14:00 - Auditorio Principal da EEFFTO

Palestra sobre Ações Afirmativas na UFMG, com Nilma Lino Gomes, pedagoga, pesquisadora, professora e ativista social, com foco em práticas pedagógicas e epistemológicas que combatam o racismo e a desigualdade racial na escola e na universidade.