Base de Dados AtoM do Cemef Será Lançada na Próxima Sexta-Feira | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Base de Dados AtoM do Cemef Será Lançada na Próxima Sexta-Feira

26/10/2023 | 12:35

Na próxima sexta-feira, 27/10, às 14:00,  no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), será realizado o lançamento da base de dados AtoM do Cemef.

O AtoM é um software livre de descrição de documentos arquivísticos. O trabalho tem sido desenvolvido desde o final de 2022, com a implantação de um servidor, a organização do arranjo arquivístico e a transposição dos instrumentos de pesquisa do acervo do Cemef para a plataforma.

A partir de sexta-feira, pesquisadores e demais interessados terão uma interface virtual para buscas refinadas, e também o acesso a alguns documentos que estarão em formato digital, como toda a Coleção História Oral (entrevistas transcritas, em vídeo e em áudio) e a Coleção de Películas em 16mm, que estará com os filmes telecinados e disponíveis para acesso.

O evento é de livre acesso, contará com emissão de certificados aos participantes e apresentará mais detalhes a respeito dos trabalhos desenvolvidos e as potencialidades do uso do AtoM para a pesquisa em acervos históricos.