EEFFTO recebe 18o Seminário “Concepções Contemporâneas em Dança” | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe 18o Seminário “Concepções Contemporâneas em Dança”

20/12/2023 | 12:10

Por Sabrina Garcia

Entre os dias 28 de novembro de 1 de dezembro a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocuopacional (EEFFTO) da UFMG recebeu as atividades do 18ª Seminário “Concepções Contemporâneas em Dança”. Na edição deste ano, o tema do Seminário foi “A dança em conexões dialógicas”. O evento contou com atividades presenciais e remotas.

O evento foi oficialmente inaugurado com a palestra de abertura “Dança em Conexões Dialógicas”, ministrada pela Professora Isabel Coimbra (UFMG), no formato híbrido. Ao longo de toda a semana, aconteceram também GTs, com a participação de docentes da UFMG e de outras universidades, como da Profa. Dra. Annabela Rita, da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Profa. Ms. Lina Donnard – NO BOX (Canadá). Os GTs buscaram debater diferentes temas que trazem a dança sob diferentes perspectivas, como “Transversalidades”, “Linguagem, Dança e Tecnologia” e “ A Dança na/da Escola: Arte, cultura, acessibilidade e inclusão”.

Além das discussões acadêmicas, o 18º SICCODA pode contar também com uma programação cultural. Além das exposições de murais, quadros e pôster, o evento contou também com a Mostra de Dança. Todos os dias, no espaço de convivência da EEFFTO, estudantes dos cursos de Dança da EEFFTO puderam apresentar coreografias e trabalhos desenvolvidos ao longo do 2º semestre de 2023.

Na quinta-feira, 30 de novembro, o Seminário recebeu a premiada peça “Boca Suja” do grupo Lalic da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já na parte da tarde, na conferência “Conferência - Poéticas da Dança: Pesquisa, Processo e Criação”, a Profa. Dra. Mariana Trotta (UFRJ), junto dos membros do grupo, compartilhou a pesquisa e todo o proceeso de criação que culminaram na peça.

O encerramento, na sexta, ficou por conta da Mostra dos Estados, organizada pelo grupo Sarandeiros, coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Cortês. Além da apresentação dos alunos e alunas da Disciplina de Danças Brasileiras, a apresentação contou com a participação das alunas do grupo Sarandosos e dos estudantes do Colégio Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte e Contagem.