EEFFTO realiza XXI Colonia de Férias no Campus | EEFFTO - UFMG

EEFFTO realiza XXI Colonia de Férias no Campus

29/01/2024 | 14:12

Aconteceu entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2024 a XXI Colônia de Férias no Campus, organizada pelo Programa de Educação Tutorial Educação Física e Lazer (PET Educação Física e Lazer), do curso de Educação Física da UFMG.  As atividades são voltadas para crianças, adolescentes e adultos que possuam algum vínculo com a Universidade, seja como estudante do Centro Pedagógico,  filhos e filhas de servidores, professores e funcionários terceirizados. Nesta edição, a Colônia de Férias ofereceu também atividades para adultos a partir dos 16 anos. Ao todo, foram a Colônia recebeu 160 participantes, sendo que a pessoa mais velha tem 63 anos.

A Colônia de Férias é temática e as atividades de cada turma - organizadas por faixa etária - são propostas com base em um tema. Nesta edição, o tema que direcionou cada uma das ações foi “De olhos fechados”.  A professora Flávia da Cruz Santos, coordenadora do PET, afirma que a “Colônia de Férias no Campus é um projeto educativo, que investe na formação dos participantes e dos alunos de gradução”. Com atividades como brincadeiras, oficinas de arte para confecção de bois ou abadás e passeios ao Parque Municipal, Estação Ecológica e Espaço do Conhecimento, a programação busca trabalhar com os sete conteúdos culturais do lazer, em uma perspectiva de ampliação de repertório, de percepções e sensibilidades.

Toda a Colônia é desenvolvida com a participação de aestudantes de graduação de diferentes cursos da UFMG. Nesta edição, foram 38 animadores culturais, selecionados a partir de um curso preparatório seguido de umbreve processo seletivo. Os benefícios da Colônia de Férias não são restritos aos colonos ou aos animadores culturais, mas estendem-se a toda a comunidade universitária. Segundo Flávia, “a colônia educa para o lazer, questiona a lógica do trabalho como valor máximo na sociedade, amplia o repertório cultural, as percepções e sensibilidades de seus participantes e animadores culturais.”.

A Colônia de Férias é organizada pelo PET Educação Física e Lazer e acontece na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional  (EEFFTO) da UFMG e conta com a parceria do Centro Esportivo Universitário (CEU), que recebe algumas atividades, e do Instituto de Geociências (IGC), que cede motoristas e ônibus para os passeios fora da UFMG. O financiamento do projeto é realizado pelo CEU. Nesta edição, o valor disponível para a Colônia permitiu a inclusão de adultos no projeto além de ampliar o número de participantes.

Como participar das próximas edições da Colônia de Férias no Campus?

O PET Educação Física e Lazer divulga todas as informações e prazos em seu perfil do Instagram. Não existe processo seletivo, basta que a pessoa interessada se enquadre nos vínculos estabelecidos com a Universidade. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. As atividades são gratuitas.