UFMG investe R$ 2,6 milhões em e-books, livros impressos e ferramenta de pesquisa unificada | EEFFTO - UFMG

11/03/2024 | 10:44

Notícias UFMG | Carla Pedrosa - jornalista do Sistema de Bibliotecas

Acesso ininterrupto e ilimitado a e-books de várias áreas do conhecimento e a adoção de uma moderna ferramenta de pesquisa unificada estão entre os benefícios que o investimento de quase R$ 2,6 milhões feito no Sistema de Bibliotecas da UFMG vai proporcionar à comunidade acadêmica ainda neste ano. Retomada da assinatura de plataforma multidisciplinar de livros eletrônicos e aquisição de títulos impressos de todos os cursos de graduação – incluindo as recém-criadas formações em Arqueologia, Engenharia de Materiais e Ciência de Dados – também fazem parte da atualização dos produtos e serviços das bibliotecas da Universidade.

“Com a criação recente na UFMG de três novas graduações, estamos ainda mais atentos às exigências do Ministério da Educação relativas às bibliografias básicas dos cursos. Para mantermos nossas bibliotecas e acervos sintonizados com os avanços tecnológicos e culturais, além dos livros impressos, fizemos expressivo investimento em e-books, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Adquirimos, ainda, moderna ferramenta de pesquisa unificada que facilitará a busca por recursos informacionais. Isso tudo vai ampliar a circulação do conhecimento científico na instituição”, destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O investimento foi viabilizado com recursos do orçamento da UFMG.

A diretora da Biblioteca Universitária, Kátia Lúcia Pacheco, informa que, dos recursos liberados, aproximadamente R$ 250 mil foram utilizados na compra do Ebsco Discovery Service (EDS), que possibilita pesquisar, em uma única caixa de busca, todos os acervos disponibilizados, assinados ou acessados gratuitamente pela comunidade UFMG. “Essa ferramenta proporciona maior velocidade na recuperação da informação, pesquisa simultânea, em tempo real, em várias bases de dados e evitará a duplicação de resultados”, salienta a diretora.

Outros R$ 800 mil foram destinados à compra de livros impressos nacionais de todas as áreas do conhecimento, e cerca de R$ 1,5 milhão foram alocados na assinatura de plataforma multidisciplinar de livros eletrônicos e na aquisição de e-books perpétuos da Cengage, que poderão ser consultados permanentemente pela comunidade acadêmica da UFMG. “Os usuários terão acesso ao conteúdo completo desses títulos 24 horas por dia e sete dias por semana. Além disso, várias pessoas poderão consultar o mesmo exemplar simultaneamente”, detalha Kátia Pacheco.

Acesse a reportagem completa aqui