EEFFTO promove o 4o SBBMusc ao lado do ICB e outras universidades brasileiras e do exterior. | EEFFTO - UFMG

01/04/2024 | 11:27

Entre os dias 22 e 24 de maio de 2024 acontece, de forma híbrida (remota e presencial), o 4º Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc). As atividades serão realizadas no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, na cidade do Rio de Janeiro. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, pós-doutorando e  profissionais da área da saúde e biológicas. As informações sobre inscrições, valores e submissão de resumos estão disponíveis na página da SBBMusc.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE) e do Setor de Fisiologia Esportiva (SFE) do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da EEFFTO e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), é uma das instituições organizadoras do 4º Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc).

A 4ª edição prevê apresentação de pôster e diversas palestras e atividades com participantes de instituições renomadas, entre pesquisadores e alunos, do Brasil e exterior. A abertura será dia 22 de maio, às 13:30 horas, seguida pela palestra do pesquisador Dr. Anselmo Sigari Moriscot do Instituto de Ciências Biológicas (USP), que abordará o tema ”Movimento: do micro ao macro”.

O professor Dr. Dawit Gonçalves (Departamento de Educação Física - EEFFTO/UFMG), coordenador da Comissão Organizadora do evento, explica que a EEFFTO foi a primeira unidade da UFMG, ao lado da USP, UNICAMP e outras universidades, a participar desta iniciativa desde a primeira edição, em 2021,de forma remota, durante a pandemia. Neste ano, professores do ICB-UFMG também ingressaram na Comissão de Organização do evento por conta de sua relevância para o cenário nacional e internacional de pesquisa na área de biologia muscular.

Além da UFMG, o SBBMusc é organizado também por professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Sergipe (UFS), Instituto de Educação Médica (IDOMED) e St. Jude Children's Research Hospital (EUA). O Simpósio conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da revista científica Journal of Visualized Experiments (JoVE) e empresas.