Programação de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer organiza o XVIII Encontro Internacional Científico Otium e III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer | EEFFTO - UFMG

PT ENG ESP

06/06/2024 | 09:15

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a EEFFTO sediará o XVIII Encontro Internacional Científico Otium e o III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Estes eventos, ocorrendo de forma conjunta, têm como tema principal "Lazer e Ócio, Decolonialidade e Desafios da Agenda 2030 da ONU", e estão sendo organizados pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL/UFMG) e pela Rede Otium (Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio).
A realização destes eventos também celebra os 35 anos do Centro de Estudos do Lazer e Recreação (CELAR) e os 18 anos do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer.

A Assessoria de Comunicação entrevistou o professor Hélder Ferreira Isayama (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e a doutoranda Fernanda Santos de Abreu (PPGIEL/UFMG) para compreender a importância da realização do evento para o Programa, para a UFMG e para a formação dos estudantes.

Assessoria - O evento apresenta o tema “Lazer, Decolonialidade e Desafios da Agenda 2030”, qual a importância dessa discussão para a formação dos estudantes e profissionais das áreas abrangidas pelo evento?

Professor Hélder Isayama - Tendo como referência a agenda assumida pela ONU, o evento busca discutir a relação do lazer com a formulação e implementação de políticas públicas que tenham como perspectiva a vida com qualidade e com dignidade para todos os cidadãos. Nesse sentido, é importante destacar que o evento tem uma perspectiva multi/interdisciplinar, o que abarca a participação de estudantes, profissionais e pesquisadores/as de diferentes áreas de conhecimento comprometidos/as com o debate do lazer e do ócio a partir de uma perspectiva sustentável. Nesse sentido, a ideia é contribuir com a formação de pessoas/profissionais comprometidos com os objetivos de desenvolvimento sustentável e dessa forma se preocupem com questões como a igualdade de gênero, a saúde e o bem estar, a redução das desigualdades, as cidades e o meio ambiente, dentre outros aspectos que estabelecem  relações intrínsecas com o debate sobre o lazer e o ócio.

Assessoria - A programação apresenta muitos convidados e convidadas internacionais. Vocês poderiam nos contar um pouco sobre a Rede Otium? Há quanto tempo o PPGIEL participa da rede? Quais os benefícios que vocês percebem para o programa por meio dessa participação?

Professor Hélder Isayama - A Rede é uma associação internacional composta por 26 universidades, de 9 países empenhadas no desenvolvimento de ações de pesquisa, inovação, formação e difusão dos estudos do ócio, lazer e recreação. Uma de suas principais ações é a realização de um encontro científico anual.
A rede busca o diálogo entre essas diferentes universidades e por esse motivo os docentes e discentes do PPGIEL tem sido presentes e atuantes dentro desse coletivo. O PPGIEL participa da Otium desde 2012. Atualmente, eu participo da diretoria, assumindo a função de vice-presidente. Essa participação tem nos possibilitado desenvolver uma série de ações: eventos, visitas técnicas, pesquisas em parceria com outras instituições, bancas acadêmicas, coorientações acadêmicas, estágios de pós-doutorado e de doutorado sanduíche, dentre outras ações. Além disso, a primeira vez que organizamos esse evento foi no ano de 2020, e em razão da pandemia, foi realizado de forma on-line. Foi a forma possível naquele momento, mas impossibilitou a visita a nossa instituição dos membros da rede. Nessa edição a ideia é receber representantes dessas 26 instituições e que eles/as conheçam a nossa estrutura física, bem como as diferentes ações que a UFMG desenvolve no âmbito do lazer.

Sobre a importância do envolvimento discente na organização do evento, a doutoranda Fernanda Abreu, que também é membro do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer, destacou:

Doutoranda Fernanda Abreu - A participação de estudantes de diversas áreas é importante, pois enriquece o debate, promovendo a interdisciplinaridade e a troca de conhecimentos. Além disso, o evento proporciona uma oportunidade prática de aprendizado para os estudantes, permitindo que eles vivenciem a organização de um evento acadêmico e interajam com pesquisadores e profissionais nacionais, internacionais e de diferentes áreas.

Fernanda, que é responsável pela divulgação do evento no Instagram, também compartilhou como tem sido a experiência de participar dessa organização:

Doutoranda Fernanda Abreu - Participar da construção desse evento tem sido uma experiência nova e enriquecedora. Juntamente com colegas, buscamos promover a visibilidade do Programa. Vale destacar que, em 2024, celebramos os 18 anos do PPGIEL, e sediar esse evento pela segunda vez reforça nossa posição como referência na área do lazer. Além disso, compreendendo a importância da participação discente no acesso ao evento, estudantes de graduação poderão se inscrever gratuitamente.

Além disso, reconhecendo a importância da participação dos alunos no acesso ao evento, os estudantes de graduação poderão se inscrever gratuitamente.

Professor Hélder Isayama - A isenção é uma estratégia para privilegiar os estudantes de graduação que nem sempre tem condições de participar de eventos dessa natureza, bem como acessar a palestrantes de renome internacional. É uma maneira de incentivar os alunos da graduação a participarem conosco desse movimento de internacionalização e de trabalho em rede.

As inscrições para participar XVIII Encontro Internacional Científico Otium e III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui!

Para conhecer um pouco mais da programação, acesso o perfil do evento no Instagram:
@encontrotium_coloquiolazer2024