Domingo no Campus oferece atividades de lazer gratuitas para a população de Belo Horizonte | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Domingo no Campus oferece atividades de lazer gratuitas para a população de Belo Horizonte

07/06/2024 | 10:19

Por Ana Paula Pena

 

O Domingo no Campus é uma possibilidade de experienciar a UFMG de outra forma.
Ensino, Pesquisa e Extensão são os pilares que sustentam as ações da universidade, mas pensando na importância de garantir de direitos sociais, como acesso às práticas culturais como atividades de lazer, de arte e de esporte, a UFMG oferta diversas outras ações para a comunidade interna e externa. Uma dessas atividades é o DOMINGO NO CAMPUS. A segunda edição acontecerá no próximo domingo (09/06) de 9h às 13h. Para a inclusão e participação de todas as pessoas, a programação inclui atividades com acessibilidade.

O Bosque da Música, os gramados da Reitoria e da FAFICH e a Praça de Serviços, serão palcos para diversas ações como: Piquenique Musical, Tô de Boa...Tô no Campus, Kundalini Yoga, o Picaderró, entre muitas outras!  O evento é aberto a pessoas de todas as idades da comunidade interna e externa da UFMG.

Para compreender um pouco sobre a importância da oferta dessas ações para o público de Belo Horizonte, a assessoria de comunicação da EEFFTO conversou com a servidora técnico-administativa Eliane Leroy (EEFFTO/UFMG) que é mestra em Estudos do Lazer.
Eliane comenta que, enquanto servidora, percebe uma clara divisão entre atividades de lazer e ambiente de trabalho:

“No nosso dia a dia na Universidade, pensamos que não há espaço para atividades de lazer, uma vez que essas atividades são associadas à rotina em casa, como assistir filmes, passar um tempo com a família, caminhar e frequentar um clube.”

Em sua fala, a servidora também destacou como as desigualdades sociais têm impedido as pessoas de acessar atividades de lazer cotidianamente. Para ela, os fatores tempo, trabalho e dinheiro se apresentam como barreiras para a realização de atividades de lazer, considerando que vivemos em um país em que muitos atrativos de lazer advêm da iniciativa privada, e as pessoas priorizam a saúde, alimentação e educação, deixando o lazer em segundo plano.

Ao final, Eliane pontua que considera importante a preocupação da universidade, enquanto espaço de debate e diálogo sobre diversos temas, em promover ações como essa, de forma gratuita. Pois assim, se abre a possibilidade de discutir o lazer não apenas como um elemento secundário, mas como um fenômeno presente nos diversos contextos devido a sua importância social.       

Abrem-se olhares para novos modos de vivenciar o lazer, possibilitando a ampliação do conhecimento no contexto universitário.

O Domingo no Campus é um convite para VIVER A UFMG. Conviver, contemplar, refletir, dançar, divertir-se, e também, apropriar-se da UFMG! Não deixe de participar.
Acesse a programação completa clicando aqui!