25/07/2024 | 11:23
Nos dias 29 a 31 de julho, a Escola de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará o aguardado XII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM). Organizado pelo Grupo de Estudos em Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (GEDAM), o evento promete ser um marco para a área, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais das subáreas de Aprendizagem Motora, Controle Motor e Desenvolvimento Motor.
As atividades acontecerão no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no Auditório A102.
Herbert Ugrinowitsch, professor do Departamento de Esportes da EEFFTO e presidente do XII CBCM, destacou a importância histórica do congresso. O professor ressaltou que:
"Os encontros de Comportamento Motor começaram na Escola de Educação Física e Esportes da USP em 1998, e desde então temos buscado promover o intercâmbio acadêmico e científico nesta área tão promissora".
Histórico de Sucesso e Colaborações Internacionais
Esta não é a primeira vez que o GEDAM organiza o CBCM. Com edições anteriores bem-sucedidas em 2002 e 2004 na UFMG, o grupo conquistou reconhecimento nacional e internacional. "Nossos congressos têm fortalecido parcerias com pesquisadores de renome mundial, facilitando intercâmbios acadêmicos e oportunidades para nossos estudantes e docentes", compartilha Ugrinowitsch.
Presença Internacional e Temáticas Abordadas
Este ano, o congresso contará com a participação de renomados pesquisadores internacionais, como o Prof. Raoul Boungers, da University of Groningen, e a Prof. Leah Robinson, da University of Michigan.
Acesso e Expectativas
Com as inscrições esgotadas, o XII CBCM oferecerá acesso aos trabalhos através do Suplemento do Brazilian Journal of Motor Behavior, permitindo que os interessados acompanhem as últimas pesquisas na área. "Nossa expectativa é de um evento rico em discussões acadêmicas e oportunidades de colaboração, especialmente após um longo período de eventos virtuais", conclui o professor Ugrinowitsch.
O XII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor promete não apenas ser um ponto alto para os estudiosos da área, mas também uma oportunidade única para consolidar parcerias e impulsionar novos avanços na ciência do movimento humano.
Para finalizar, o professor Ugrinowitsch partilhou com a ASCOM suas expectativas para com o Congresso:
"A nossa expectativa é de muito trabalho e ótimas discussões acadêmicas. Será a primeira versão presencial pós COVID 19, então estamos todos ansiosos para o início do XII CBCM. Além disso, esperamos concretizar as parcerias nacionais e internacionais que sempre acontecem durante os eventos presenciais, principalmente nas conversas durante os intervalos do evento."