Leonardo Fagundes, estudante do PPGCE, participa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Leonardo Fagundes, estudante do PPGCE, participa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

30/07/2024 | 00:21

Leonardo Fagundes, defendeu o seu mestrado no PPGCE, em 2016, investigando aspectos psicológicos no futebol de campo. O título de sua dissertação de metrado foi A motivação e o overtraining podem predizer a síndrome do burnout em atletas de futebol profissional nos diferentes períodos da temporada esportiva, sob a orientação do Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa, coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES) e do UFMG Soccer Science Center. Neste seu estudo de mestrado, Leonardo Fagundes publicou de 02 artigos científicos 1,2 que objetivaram trazer uma contribuição científica e prática para o controle da carga de variáveis psicológicas no ambiente do futebol profissional.

No ano de 2020, Leonardo iniciou os seus estudos de doutoramento, no PPGCE da EEFFTO/UFMG, sob a orientação do Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa e co-orientação do Prof. Dr. Eduardo Mendonça Pimenta, ambos membros do UFMG Soccer Science Center, nesta nova etapa acadêmica, Leonardo tem se debruçado a investigar aspectos genéticos do polimorfismo MuRF-1/TRIM63 com as lesões musculares em atletas de futebol profissional no Brasil. Deste seu estudo de doutorado, recentemente, Leonardo Fagundes juntamente como outros professores da UFMG e de outras universidades brasileiras, publicaram um artigo inédito 3 cujo objetivo foi identificar se MuRF-1/TRIM63 (A/G, rs2275950) estava associada com a ocorrência de lesões musculares em jogadores profissionais de futebol, dando uma contribuição teórica e prática sobre a importância de identificar marcadores genéticos associados à uma maior ou menor incidência de lesões esportivas no futebol profissional.

O Professor Varley Costa, falou sobre a importância dos estudantes de pós-graduação do PPGCE/EEFFTO/UFMG estarem inseridos no esporte de alto rendimento.
“Sempre pensei que o papel de um Programa em Pós-Graduação em Ciências do Esporte no Brasil, vai muito além da formação de docentes para universidades e da realização de pesquisas de qualidade e impacto internacional. O esporte brasileiro, e em especial o futebol, carecem da formação de recursos humanos para trabalharem no alto rendimento. Por isso, atualmente observamos a entrada de tantos profissionais estrangeiros trabalhando no futebol brasileiro. Vejo que é possível conciliar estudos, na pós-graduação (mestrado e doutorado) e estar trabalhando com o esporte de alto rendimento. Prática e teoria precisam caminhar juntas dentro das Ciências do Esporte. Aprendi isso com o Prof. Dietmar Samulski (meu orientador) e busco transmitir estes valores para os meus alunos. Avalio que além da formação de qualidade, também é papel da Universidade aproximar os estudantes do mercado de trabalho, para que eles possam cumprir o seu papel social e devolver a sociedade o investimento feito neles. Leonardo é um ótimo exemplo, deste modelo de formação híbrido que procura conciliar formação científica de qualidade e inclusão no mercado de trabalho. Tenho muito orgulho em orientar um estudante que cumpre prazos e metas acadêmicas e ao mesmo tempo já está inserido no futebol mundial e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”.

Leonardo Fagundes, também fala sobre as contribuições do PPPCE/EEFFTO na sua formação profissional e acadêmica.
“A UFMG tem desempenhado um papel vital na minha formação pessoal, profissional e acadêmica. Durante meus anos de estudo no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da EEFFTO/UFMG, que iniciou com a especialização em treinamento esportivo (2010-2011), seguida pelo mestrado (2014-2016) e culminando no doutorado (2020-2024), tive acesso a uma educação de excelência, que me proporcionou uma base sólida de conhecimento para trabalhar com confiança em minha área de atuação no futebol profissional. Ao longo desse processo, os professores, em especial meu orientador Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa, foram essenciais para o meu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, oferecendo não apenas conteúdo teórico, mas também diálogos, práticas e experiências que enriqueceram minha aprendizagem e senso crítico. Dessa forma, acredito que a dedicação aos estudos aliados a vivência prática são fatores determinantes para a realização pessoal e profissional”.

Leonardo Fagundes em Campo durante os Jogos Olímpicos de 2024. Autoria: Não Informada.

Conheça os artigos publicados pelo estudante Leonardo Fagundes relacionados ao seu mestrado e doutorado.
Fagundes, L.H.S.; Noce, F.; Albuquerque, M. R.; Andrade, A. G. P.; Costa, V.T. Can motivation and overtraining predict burnout in professional soccer athletes in different periods of the season? International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 1, p. 1-16, 2019.
Fagundes, L.H.S.; Costa, I.T.; Reis, C.P.; Pinheiro, G.S.; Costa, V.T. Monitoring of overtraining and motivation in elite soccer players. Motriz, v. 27, p. e1021022221, 2021. 
Fagundes, L.H.S.; Pinheiro, G.S.; Pimenta, E.M.; Amorim, C.E.N.; Souza, R.P.; Costa, V.T. Association of the MuRF-1/TRIM63 polymorphism with muscle injuries in professional soccer players. Retos, v. 57, p. 205-212, 2024.

Sobre o Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES):

Fundado em 07 de dezembro de 1991 pelo professor alemão Dr. Dietmar Samulski, o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG é, na atualidade, um dos principais centros de investigação, formação profissional e atendimento a atletas e equipes na área da Psicologia do Esporte no Brasil.
Atualmente o Lapes é coordenado pelo Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa e pelo Prof. Dr. Franco Noce
 
Telefones: 3409-2331 e 3409-2348
Contatos: vtcosta@hotmail.com | fnoce@hotmail.com
Site: www.lapes.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/lapes.ufmg?igsh=MTJrd3BvbjhvMnI2YQ==
Facebook: www.facebook.com/lapes.ufmg