13/08/2024 | 10:02
Uma verdadeira comitiva formada por estudantes, professoras/res e egressos do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer, marcou presença no 4º Congresso da Rede Internacional de Estudos Culturais realizado em Belém - PA.
A 4ª edição do RIEC propôs como temática “Corpos, Artes e Culturas entre Margens e Fronteiras”. A partir da temática apresentada que, sobretudo, nos provoca a reflexão-ação de como é possível a sobrevivência e a insurgência nos contextos da necropolítica, que anseiam por produzir identidades normativas, que invisibilizam as subjetividades inventivas. De forma geral, o congresso convidou as pessoas participantes a um pensar e um agir coletivo em busca de formas de resistências e insurgências.
O caráter interdisciplinar do congresso favoreceu também o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, o que possibilita aos pesquisadores o alargamento de bases teóricas e conceituais, além do contato com as produções internacionais. O congresso também possibilitou intercâmbios de pesquisadores, publicações e outras iniciativas realizadas para contribuir com o desenvolvimento dos Estudos Culturais e com a descentralização da produção científica.
Em consonância com essa proposta, o congresso possibilitou a submissão de trabalhos na modalidade de “atos poéticos” que se constituiu como uma oportunidade para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio das manifestações artísticas contribuindo para a valorização de outros formatos de divulgação científica.
Os professores Hélder Isayama e Elisangela Chaves, membros da Rede RIEC, participaram da mesa de abertura do congresso ao lado da Presidente da Rede, Professora Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro) e da professora Larissa Latif (UFPA), Presidente da Comissão Organizadora do Congresso.
Ao longo dos três dias de evento, estudantes e egressos, que mantém vínculo com o PPGIEL por meio de grupos de pesquisa, apresentaram trabalhos de diversas temáticas, fazendo jus a interdisciplinaridade do programa.
Em breve, o RIEC lançará para a comunidade acadêmica os Anais do congresso, em que será possível conhecer um pouco das pesquisas apresentadas.
Apresentação do trablho "Lazer e Decolonialidade: As quebradeiras de coco Babaçu de Graziela da Silva Suzuki e Christianne Luce Gomes
Apresentação do trabalho "Lazer em comunidades tradicionais: Quebradeiras de coco e ribeirinhos" de Graziela da Silva Suzuki e Douglas Carvalho Rocha
Mesa Pararela 3 composta pelos doutorandos(as) Rafael Rodrigo dos Santos Graziela da Silva Suzuki, Douglas Carvalho Rocha e pelo mestre Felipe Fonseca Oliveira Rodrigues