Programação do UFMG Conhecimento e Cultura conta com II Seminário de Extensão | EEFFTO - UFMG

Programação do UFMG Conhecimento e Cultura conta com II Seminário de Extensão

23/10/2013 | 15:15

Continuam  abertas as inscrições para o II Seminário de Programas de Extensão, evento que integra o UFMG Conhecimento e Cultura 2013. O Seminário acontecerá amanhã, dia 24 de outubro, às 14h30, no auditório 1A do  Centro de Atividades Didáticas (CAD1) de Ciências Naturais da UFMG, no campus Pampulha. Aberto ao público interno e externo à Universidade,  as inscrições  podem ser feitas através do site, no link.

No Seminário, coordenadores de três programas de extensão – Culthis, Educação em Saúde e Pensar a Educação Pensar o Brasil – vão relatar suas experiências desenvolvidas em 2013.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Efigênia Ferreira e Ferreira os critérios de escolha forma por  " programas que contemplam áreas diferentes,  estão ativos no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e obtiveram recurso da FAPEMIG no edital Extensão em Interface com a Pesquisa", esclareceu.

Os programas

O programa Pensar a Educação Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação (FaE) existe desde 2007, é coordenado pelo professor Luciano Mendes de Farias Filho e reune cinco projetos de extensão que têm por objetivo propor alternativas para o desafio da educação pública no Brasil.

Com uma equipe multidisciplinar composta por professores e alunos dos cursos de Educação Física, Pedagogia, História e Comunicação, o Pensar a Educação Pensar o Brasil é composto, entre outros projetos, pelo  programa da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, Pensar a Educação, Pensar o Brasil; o Seminário Anual de Temas da Educação e a coleção de livros Pensar a Educação.

Já o Culthis: espaço de atenção psicossocial ao preso, egresso do sistema prisional, amigos e familiares, é desenvolvido pelo departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), sob a coordenação da professora Vanessa Andrade de Barros, e atua em unidades prisionais dos municípios de Belo Horizonte e Santa Luzia, realizando atendimentos psicossocial, psicológico e clínico aos presos e seus familiares.

Da Escola de Enfermagem vem mais um dos programas selecionados. O Educação em saúde: uso de jogos como programa de extensão,  coordenado pelo professor Mark Anthony Beinner e realizado em escolas públicas de BH, visando promover a saúde do indivíduo, família e comunidade por meio da construção do conhecimento através do desenvolvimento de instrumentos lúdicos que auxiliem no processo ensino/aprendizagem. O programa visa compartilhar a partir de projetos que atuam diretamente nas escolas, conceitos sobre temas como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), diabetes, hipertensão, dengue, atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.

Redação: Cedecom