O 3º Ciclo de Palestras do Pró-Saúde II abordou exercícios e grupos especiais | EEFFTO - UFMG

O 3º Ciclo de Palestras do Pró-Saúde II abordou exercícios e grupos especiais

22/10/2013 | 16:16

O 3º Ciclo de Palestras do Pró-Saúde II lotou o auditório da EEFFTO na última segunda-feira, 21 de outubro de 2013. Com o tema "Exercício e Grupos Especiais", foram ministradas quatro palestras que abordaram a atuação do profissional de educação física nas áreas de depressão, diabetes, imunologia e transtornos psiquiátricos.

Para o professor Guilherme Menezes, do Departamento Educação Física, que ministrou a palestra sobre exercício e transtornos psiquiátricos, "o Ciclo de Palestras possibilita o debate e a reflexão sobre temas importantes relacionados à promoção da saúde, revelando novas orientações teóricas e novas possibilidades de intervenção, tanto para os profissionais quanto para os estudantes".

O evento contou com a participação de alunos, professores e profissionais da área. Deise da Silva é profissional em educação física e afirmou ter sido muito interessante os assuntos debatidos. "Achei muito interessante, porque são áreas diferenciadas. Na área da saúde, é muito importante para a gente trabalhar esses assuntos como educador físico e ajudar a minimizar alguns problemas aqui do Brasil", afirmou ela.

Ricardo Matias, que está no 4º período de Educação Física na Fupac Ponte Nova (Faculdade Presidente Antônio Carlos), veio até a Belo Horizonte só para assistir às palestras, o que considera muito importante para a sua formação. "É muito importante para a nossa formação e para quem trabalha diretamente com a Educação Física, os assuntos que foram tratados são do nosso cotidiano então é fundamental ter maior conhecimento sobre isso", afirmou ele.

A aluna da EEFFTO, Samanta Santiago, do 7º período de Educação Física, também considera fundamental para a sua formação eventos como esse. "As palestras foram muito interessantes, falaram de vários benefícios da atividade física. Para a minha formação isso é fundamental, eu saber programar exercício para pessoas desses grupos que foram tratados", contou ela sobre o Ciclo de Palestras.

Por fim, as professores ainda abriram um espaço para perguntas, e como uma mesa redonda, debateram os temas com os alunos e profissionais presentes. O professor visitante, Christiano Veneroso,que ministrou a palestra sobre exercício e imunologia, concluiu que o evento foi enriquecedor para todos os que participaram, "é muito importante para os alunos começarem a ter vivência com a visão do profissional que trabalha em determinada área, ver um pouco da parte prática e não só teórica. E também, as palestras trazem ideias novas para os profissionais da área aplicarem no trabalho deles".

Confira as fotos do evento neste link

Ciclo de Palestras Pró-Saúde II

O próximo Ciclo de Palestras promovido pelo Pró-Saúde II (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde) acontece no dia 22 de novembro de 2013, às 19h, no Auditório da EEFFTO.

O professor Franco Noce, do Departamento de Educação Física, explicou a importância desse evento que será concluído em março de 2014.

"O Ciclo de palestras tem a finalidade de abordar as diversas atuações do profissional de educação física na área da saúde. Ao longo desses quatro ciclos, pretendemos abordar as diferentes temáticas, tanto do ponto de vista teórico, de produção científica, quanto de profissionais que estão trabalhando com isso", afirmou o professor.