Trabalhos de iniciação científica são apresentados na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Trabalhos de iniciação científica são apresentados na EEFFTO

23/10/2013 | 16:16

A EEFFTO teve seu corredor repleto de trabalhos da XXII Semana de Iniciação Ciêntífica da UFMG, que faz parte do evento UFMG Conhecimento e Cultura, na última terça-feira, 22 de outubro de 2013. Com o tema "Saúde, Esporte e Qualidade de Vida", 65 programas de iniciação da unidade foram avaliados durante todo o dia.

Cinco professores de cada departamento da EEFFTO se voluntariaram para participar das avaliações. Cada trabalho foi avaliado por dois professores da unidade, segundo as normas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq).

Cinco trabalhos apresentados que obtiveram as melhores notas (8% do número de trabalhos inscritos na EEFFTO) foram selecionados para apresentarem seus pôsteres na Reitoria no dia 25 de outubro, de 8h30 às 12h. Os trabalhos foram indicados à relevância acadêmica e concorrem ao prêmio de Menção Honrosa entre todos os trabalhos da UFMG.

A professora Paula Lana, coordenadora do NAPq (Núcleo de Assessoramento à Pesquisa), e o professor Thales Rezende, sub-coordenador do NAPq, agradeceram aos alunos e professores que participaram do desenvolvimento das pesquisas apresentadas, e parabenizaram os trabalhos selecionados para a apresentação na Reitoria. "A participação de vocês [alunos] neste programa certamente contribui de maneira significativa para produção científica da nossa Escola. Agradecemos também a contribuição fundamental dos professores da EEFFTO que compuseram a comissão de avaliação dos trabalhos. Finalmente, aproveitamos para parabenizar os alunos cujos trabalhos foram selecionados para apresentação na Reitoria", afirmaram os professores em nota.

Confira algumas fotos das apresentações neste link

Trabalhos selecionados

"Veste baseada em tensegridade modifica postura do ombro e movimento das articulações do quadril e joelho" - Luana Karine Resende Oliveira, aluna de Fisioterapia.

"O impacto a médio e longo prazo no estado funcional de pacientes adultos que passaram por internação em unidade de terapia intensiva" - Juliana Braga Moura, aluna de Fisioterapia.

"Força de preensão manual em indivíduos acometidos pelo acidente vascular encefálico utilizando o teste do esfigmomanômetro modificado: relação com força global do membro superior parético e função motora" - Ludmylla Ferreira Quintino, aluna de Fisoterapia.

"Efeito do fortalecimento de músculos do quadril e tronco na pronação do pé em postura ortostática" - Carolina Rocha, aluna de Fisoterapia.

"Análise da correlação entre a intensidade da dor lombar avaliada pelo domínio dor do western ontario and mcmaster universities osteoarthritis index (womac) e a escala numérica de dor (end) em idosos residentes na comunidade" - Vitor Tigre Martins Rocha, aluno de Fisioterapia.