EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Dor nas costas: saiba como prevenir esse terrível desconforto

31/10/2017

Os dados não são nada animadores: oito em cada dez pessoas no mundo um dia vão reclamar de incômodos na coluna e 55% delas apontarão sua queixa para a porção mais baixa da espinha dorsal. Se existem alguns males do século podemos dizer que esse é um deles. Mas e o que fazer para não fazer parte dessa estatística?

Essa foi uma pergunta que norteou os estudos do pesquisador Vinicius Cunha Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com os resultados, apenas os exercícios se mostraram capazes de diminuir, isoladamente, o risco de um desconforto lombar aparecer (em 35% para ser exato). 

Dentro da gama de exercícios, o pesquisador destaca aquelas práticas focadas na tonificação de músculos profundos do abdômen e que sustentam a base da espinha, como o pilates.

Desde sua origem no início do século 20, o método tem como princípio alinhar a coluna e fortificar todo o entorno que a sustenta. "Trabalhamos com posturas que requerem resistência, equilíbrio e força aliada a respiração e realinhamento do corpo", explica a instrutora de pilates há quase 10 anos, Lillian Moura. 

Confira aqui o texto na íntegra