EEFFTO - UFMG

Dispositivo criado na UFMG analisa músculo durante alongamento

10/01/2018

Com o objetivo de entender o comportamento muscular durante o alongamento, um grupo de pesquisadores do Departamento de Ciências do Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um aparelho capaz de analisar o desempenho dos músculos posteriores da coxa durante o exercício.

O dispositivo mensura o torque passivo muscular, a amplitude do movimento de extensão passiva do joelho e a primeira sensação de alongamento (PSDA). Dessa forma, o equipamento aumenta os conhecimentos sobre as reações do músculo ao ser alongado. O músculo posterior da coxa foi escolhido porque essa musculatura é muito demandada em vários esportes, além de estar associada à alta incidência de lesões.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra