EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Dos ingleses ao trekking de regularidade: as trilhas na história do Rio

24/03/2018

Munidos de cantis, ingleses aportavam, clandestinamente, no Rio para uma breve pausa da longa viagem de navio rumo às Américas, pelo Brasil, cujos portos ainda se encontravam impedidos ao estrangeiro, no final do Século XVIII. Anonimamente, revigoravam-se na natureza tão pouca explorada pelos locais portugueses. Caminhavam pela Floresta da Tijuca e o Morro da Urca até seus pontos mais altos. Ali, tinham a dimensão da beleza cidade. E, sem pretensões, registravam os primórdios da prática, hoje conhecida como trekking, em terras cariocas.

— Eles procuravam estar perto da natureza e poder ter uma vista panorâmica da cidade. Embora houvesse ocupação lúdica (piqueniques)dos brasileiros nesses lugares naquela época, a prática das caminhadas era dos europeus, especialmente de ingleses. Mas não podemos dizer que eles trouxeram esse hábito e disseminaram entre os brasileiros. Só temos registros a partir do Século XIX — conta Cleber Dias, coordenador do Grupo de Pesquisa em História do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Desde então, o pedestrianismo — percorrer distâncias a pé, que remonta à prática ancestral que povoou o planeta com deslocamentos de um continente ao outro — evoluiu em vertentes diversas. Das grandes excursões do início do século passado à competição de trekking de regularidade (uma espécie de rally a pé), o contato com a natureza é o que move os aficionados.

Ainda assim, hoje em dia mais restrito, proporcionalmente, aos “aventureiros”, do que no início do Século XX, quando práticas esportivas foram incentivadas no país. A urbanização também afastou os cariocas das inúmeras trilhas da cidade — não há um mapeamento definitivo do número de localidades nem de praticantes. Tanto quanto a violência, um dos principais motivos para que áreas como o Parques Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, seja pouco conhecido dos carioca. Ele faz parte de um dos 25 trechos dos 180 quilômetros da Trilha Transcarioca, que corta a cidade do subúrbioaté a Zona Sul, inaugurada ano passado.

Leia a matéria na íntegra