EEFFTO - UFMG

UFMG é a 8a melhor universidade da América Latina, diz Times Higher Education

22/06/2019

A UFMG subiu no ranking regional da agência Times Higher Education (THE) e agora é a 8a melhor universidade da América Latina. No ano passado, a instituição mineira ocupava a 9a posição. A lista foi divulgado esta semana.
No total, a agência analisou 150 universidades de 12 países da América Latina. Para chegar a classificação, o Times Higher Education avaliou 13 indicadores, dentre eles ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização.

“É uma satisfação ver o trabalho sério e competente de nossa comunidade reconhecido por um dos mais prestigiosos ranking do mundo. Confirma que a UFMG, patrimônio do país, está entre as melhores universidades do mundo”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Ao comentar o resultado da pesquisa, a reitora ressaltou que é preciso manter o investimento nas instituições. “Não se sai de uma crise como a que o país atravessa sem investimento em ciência, tecnologia e inovação”, disse. “Se a UFMG consegue atingir patamares mais altos em rankings como o da THE, isso também confere mais projeção ao Brasil no cenário internacional”, avaliou.

O diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba, detalhou que a UFMG tem se esforço para aumentar a visibilidade no exterior. “Mostramos nossos principais projetos e nos empenhamos para enviar e trazer mais pesquisadores. Além disso, a UFMG tem aumentado seu engajamento com instituições internacionais de grande peso acadêmico, como a Fulbright", exemplifica.

*Com Agência UFMG
Repercussão:
Brasil perde liderança no ranking das melhores universidades da América