EEFFTO - UFMG

Mostra de animação exibe sessão de cinema especialmente pensada para crianças autistas

20/07/2019

O escurinho do cinema ganhou luz morna. O áudio estridente deu lugar a um som doce. Na plateia, um público muito especial manifestava, à sua maneira, a alegria de estar ali. Valia tudo: falar, levantar, andar, correr pelo teatro, sair e entrar quantas vezes quisesse e fosse necessário. Na telona, dragões, vikings e muita ação cativavam crianças com autismo e seus familiares, numa sessão especial de cinema.

A exibição do filme Como treinar seu dragão para autistas ocorreu no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e integrou a programação da mostra de animação Fábrica de sonhos, que vai contar com 35 títulos até o dia 29. A iniciativa teve parceria do Programa de Atenção Disciplinar ao Autismo, da Universidade Federal de Minas Gerais (Praia-UFMG). Para receber as crianças de 1 a 13
anos, o teatro foi totalmente adaptado.

O ambiente não ficou totalmente escuro, visto que as crianças com autismo apresentam certa intolerância a locais sem iluminação. O som do telão também estava baixo para respeitar a sensibilidade auditiva comum entre elas. A livre circulação das crianças pela sala foi permitida para que elas se sentisse totalmente à vontade e para dar vazão à impaciência também característica desse público. A própria escolha do filme é intencional, conforme explicou uma das coordenadoras do Praia, Maria Luísa Magalhães Nogueira, professora do Departamento de Psicologia da UFMG. Isso porque o longa fala justamente sobre tolerância entre seres diferentes e de como a união é importante para proporcionar uma evolução social.