EEFFTO - UFMG

UFMG aparece em ranking das 500 melhores universidades do mundo

15/08/2019

Harvard lidera o ranking de universidades Xangai 2019, no qual os americanos mantêm sua hegemonia, com oito dos dez primeiros lugares, e que conta com 23 instituições brasileiras. Elaborada pela Shanghai Ranking Consultancy, a lista classifica desde 2003 as 500 melhores universidades no mundo todo. Este ano, o ranking foi ampliado para mil centros.

O top 10 é idêntico ao de 2018, com oito universidades americanas e duas britânicas. A Universidade de Harvard mantém o topo pelo 17o ano consecutivo, à frente da também americana Stanford. A britânica Cambridge conserva a terceira posição, seguida do MIT (4a), Berkeley (5a) e Princeton (6a). Assim como no ano passado, há apenas quatro universidades fora dos Estados Unidos entre as 20 melhores do mundo. Além de Oxford e de Cambridge, há a University College de Londres (15a) e a Escola Politécnica Federal de Zurique (19a).

A Universidade de São Paulo (USP) ocupa a 142a posição. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão na faixa entre as 300 e 400 melhores do mundo. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão no bloco entre o 401° e o 500° lugar.