EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Torcida do Cruzeiro ignora lei, entoa novo canto homofóbico e flerta com punição

09/09/2019

Torcedores do Cruzeiro, mais um vez, entoaram um canto homofóbico, durante a derrota para o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Independência, na manhã deste domingo (8). A ofensa, direcionada aos torcedores gremistas, surgiu no segundo tempo da partida. A infração ocorre após a torcida celeste ter entoado um canto homofóbico no jogo contra o Vasco, e depois de um casal homossexual ser ameaçado em consequência de uma foto dos dois abraçados dentro do Mineirão viralizar.

[...]

De acordo com Silvio Ricardo da Silva, professor de Educação Física da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), é fundamental o clube ser punido quando esse tipo de ato acontecer.

“É isso que traz a diferença. A partir da possibilidade da punição, como também é com a questão do racismo há algum tempo, é que os próprios torcedores vão se policiar. Antigamente, quando eu frequentava o estádio na minha adolescência, nós atirávamos objetos no campo. Por que não faz mais isso? Em função da possibilidade de punição. Por isso, é importantíssimo”, completa.

Veja a matéria completa.