EEFFTO - UFMG

UFMG: Federal de Minas é uma das mais disputadas do Enem

08/10/2019

Uma das instituições mais renomadas do Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criada em 1927 pelo governo de Minas Gerais como uma instituição estadual, e permaneceu dessa maneira até 1949, quando foi federalizada. Após quase um século de existência, a UFMG é reconhecida como uma instituição de liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes em diversas áreas do conhecimento.

Integram a UFMG quatro campi: o campus da Pampulha; o campus Saúde; o campo regional em Montes Claros; e o campo cultural em Tiradentes.

Formas de ingresso

Com a entrada da aplicação do Enem em todos as instituições públicas, a UFMG também aderiu e substituiu sua forma de ingresso. Sendo assim, a universidade mineira aceita as notas do Enem e o Sisu.

Assim como outras faculdades públicas, a UFMG também utiliza vestibulares próprios para cursos como Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Bacharelado e/ou Licenciatura em Música e Teatro.

Educadores Indígenas e de Licenciatura em Educação do Campo passam por um processo seletivo diferente.

UFMG oferece 77 cursos de graduação

A UFMG possui 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação, e mais de 750 núcleos de pesquisa. No ano de 2019 foram ofertadas 6.339 vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG, com ingressos na primeira e na segunda chamada. As vagas serão divididas em 50% para ampla concorrência e 50% para cotistas, ou seja, alunos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Estes serão divididos em dois grupos: aqueles que possuem renda familiar maior que 1,5 salário mínimo e os que têm inferior a esse patamar. Ao todo são de oito modalidades de cotas, incluindo pretos, pardos e indígenas em 50% das vagas reservadas.

Cursos mais procurados da UFMG

1. Medicina (Integral)

2. Direito (Noturno)

3. Psicologia (Matutino)