EEFFTO - UFMG

Estilo de vida ainda é maior desafio contra obesidade

18/10/2019

Os alertas são muitos. Na última semana, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) demonstrava que, em uma década, os índices de obesidade cresceram em todo o mundo e de forma mais acelerada no Brasil. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) asseverou que países latinos sofrem do que classificou como uma epidemia da doença. No ano passado, uma pesquisa do Ministério da Saúde constatava que mais da metade da população brasileira estava em situação de sobrepeso – e quase um quinto estava obesa.

[...]

Promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), pelo Laboratório de Avaliação de Carga (Lac) e pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafise), o evento, que contou com a presença do nutricionista, reforça o caráter multidisciplinar do estudo e tratamento da obesidade.

Começando no final da tarde, o ciclo de palestras era aberto ao público e tinha como tema “Conhecendo e combatendo a obesidade”.

“Se inscreveram estudantes, pesquisadores e também pessoas da comunidade, que estão interessadas em conhecer e também em buscar ajuda”, examina Dawit Gonçalves, professor da Escola de EEFFTO e um dos organizadores do evento. De acordo com um levantamento dele, 26% dos participantes se declararam obesos, 10% disseram não ter certeza.

Veja a matéria completa.