EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Impunidade e omissão: Os desafios da luta contra o racismo no futebol

04/11/2019

O futebol, esporte que une culturas e povos diferentes, é marcado também por casos de racismo dentro e fora de campo. Nesse domingo (3), na partida entre Brescia e Hellas Verona, pelo Campeonato Italiano, mais um episódio de preconceito racial foi registrado nos gramados.

O atacante Mario Balotelli, do Brescia, foi alvo de gritos racistas da torcida do Verona e se irritou durante a partida. Aos 10 minutos do segundo tempo, o jogador ouviu os insultos, chutou a bola em direção à arquibancada e ameaçou deixar o campo. Os companheiros de time convenceram Balotelli a continuar no jogo e ele chegou a marcar um gol nos minutos finais.

[...]

Silvio Ricardo da Silva, professor de Educação Física da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), considera a fala do treinador importantíssima, apesar de ser uma exceção. “Ele é um treinador de ponta, isso traz repercussão para a causa. A mídia está cobrindo, ele acaba sendo um formador de opinião. Isso não muda de uma hora pra outra, mas um depoimento como esse ajuda a refletir, dar visibilidade para o problema”, explicou ao BHAZ.

Veja a matéria completa.