EEFFTO - UFMG

Coronavírus: sistema para medir temperatura corporal com precisão é desenvolvido por professor da UFMG

14/07/2020

Em tempos de pandemia, software pode detectar, de forma precoce, possíveis casos de Covid-19

Patrícia Fiúza
11/07/2020 - 08h00

Um software capaz de medir a temperatura em menos de dois segundos com alta precisão. Esta é uma das apostas de pesquisadores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o combate à Covid-19.

O pesquisador responsável, Eduardo Leão, que trabalha no Atlético e já passou pelo Cruzeiro, conta que partiu do conceito de variação de temperaturas com atletas de alto rendimento para desenvolver o sistema junto a uma empresa de tecnologia formada por ex-alunos da universidade.

Para utilizar o software é necessário ter um termovisor, equipamento muito comum em indústrias, explicou o professor.

“A ideia inicial era facilitar o controle em indústrias, que geralmente têm equipamento de termovisor para manutenção de equipamentos. Mas qualquer empresa pode ter. Seria tranquilo deslocar para a portaria neste momento de covid, para evitar afastamento de trabalhadores”, contou.

Diferente do termômetro, este sistema atua com infravermelho e permite que a temperatura seja medida sem necessidade de aproximação. Se a temperatura medida for superior a 37 graus, o equipamento emite um aviso sonoro.

"Neste equipamento, posso ficar distante até três metros de quem eu vou medir. Atende completamente as determinações da Organização Mundial de Saúde. O avaliador pode ficar fora e avaliado dentro de um ambiente, sem contato. Este sistema é padrão ouro na detecção de temperaturas”, afirmou.

Segundo Eduardo, este sistema é capaz de detectar o ponto de maior temperatura no corpo, que é o canto do olho. Isso faz com que o diagnóstico seja mais preciso e mais precoce. “No primeiro sinal de que a temperatura está aumentando, mesmo antes de sentir no corpo, o termovisor já identifica.

De acordo com Eduardo, 180 locais já adotaram o sistema, incluindo times de futebol, como Palmeiras, Flamengo e Vila Nova de Goiás.