EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta da UFMG é ouro no Sul-Americano Sub-18 de atletismo

28/09/2021

Luiz Arthur alcançou o primeiro lugar com 6.342 pontos; Maria Eduarda Dantas

foi bronze no lançamento de disco


Redação
27/09/2021

Os atletas da equipe da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (APCEF/CTE-UFMG) conquistaram importantes marcas no Campeonato Sul-Americano Sub-18, que terminou no domingo, 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai. Luiz Arthur Caetano da Silva Santos foi ouro no decatlo, especialidade de atletismo composta por 10 provas, com 6.342 pontos.

Ao longo dos dois dias da competição, o atleta disputou o circuito que inclui as modalidades: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros. A soma do desempenho de Luiz Arthur trouxe o primeiro lugar para o atleta na competição.

Já a atleta Maria Eduarda Dantas de Matos conquistou o bronze na prova do lançamento de disco, com a marca de 41,45m.

Também participaram da competição representando o Brasil os atletas Vitor Dias, que ficou com a quinta posição no arremesso de peso, com a marca de 15,82m, e Khalry Evelyn Felix Oliveira, sexta posição no salto com vara, com a marca de 3,2m. 

O Brasil foi o campeão geral da competição, somando 410 pontos na classificação geral, 229 no masculino e 181 no feminino. Ao todo, a equipe conquistou 47 medalhas, sendo 15 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze.

Além dos atletas, os treinadores do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG Roberta Oliveira e Márcio Prudêncio também integraram a equipe brasileira campeã, como chefe de delegação e treinador, respectivamente.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa.