EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Editora UFMG lança o livro Danças do Brasil: nos passos dos Grupo Sarandeiros

12/11/2021

BH EVENTOS/ BELO HORIZONTE / MG - NOTICIAS. Qui, 11 de Novembro de 2021 UFMG

Considerado um dos melhores grupos de dança no Brasil, o Sarandeiros completa 41 anos de existência. Seus shows são voltados para a divulgação da cultura nacional e impressionam pela diversidade, vasto figurino e materiais cênicos e resistência. Essa trajetória pode ser vista no livro Danças do Brasil: nos passos do Grupo Sarandeiros, que será lançado pela Editora UFMG no dia 13 de novembro, das 16h às 17h30, na Funarte (Rua Januária, 68, centro, Belo Horizonte).

Além do lançamento, às 18h o grupo apresenta o espetáculo Danças do Brasil, inspirado nas imagens do livro. Esta será a primeira apresentação do Sarandeiros depois de 20 meses de pausa. Para o show, o ingresso será vendido na bilheteria do espaço. Já para o lançamento do livro, o acesso é gratuito. 

Obra Organizada por Gustavo Pereira Côrtes (Diretor do Grupo) e Petrônio Alves Ferreira (Diretor Artístico do Grupo), a edição de luxo em capa dura e imagens, além de contar a história, mostra o processo de criação do grupo, uma fonte de pesquisa importante para outros trabalhos que visem à valorização da cultura popular brasileira. Saiba mais na sinopse:

As manifestações da cultura tradicional apresentam modos de pensar, ser e agir no mundo, e os seus estudos são fundamentais para a compreensão de como a humanidade se constrói historicamente no bojo das relações estabelecidas, a partir de diferentes possibilidades de se viver em sociedade. Acompanhando o percurso do Sarandeiros desde 1980, somos confrontados com questões éticas e estéticas que traduzem o longevo trabalho do grupo, ampliando reflexões acerca das tradições brasileiras e suas formas de produção, apresentando ao leitor diversas possibilidades de interações pedagógicas e artísticas para pesquisas e estudos.

Nesta obra são destacados os caminhos, movimentos, deslocamentos, gestos, percursos e discursos que compõem a trajetória do grupo, apresentando os mais variados processos de criação e tradução estabelecidos ao longo de sua história. Assim, Danças do Brasil: nos passos do Grupo Sarandeiros oferece uma oportunidade de conhecer e aprofundar o olhar sobre as artes populares no país, servindo como fonte de pesquisa e suporte para outros trabalhos que visem à valorização da cultura popular brasileira. 

Serviço: Lançamento do livro Danças do Brasil, nos passos do Grupo Sarandeiros
Horário: de 16 às 17h30
Local: Funarte (Rua Januária, 68, centro, Belo Horizonte).
Entrada: gratuita para o lançamento, sujeito à lotação do espaço.
Informações: (31) 3213-3084
Foto: Capa / Divulgação

Site: https://bheventos.com.br/noticia/11-11-2021-editora-ufmg-lanca-o-livro-dancas-do-brasil-nos-passos-dos-
grupo-sarandeiros