EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Falta de tempo é principal razão para não treinar, diz estudo; drible isso!

18/03/2022

VIVA BEM. Sex, 18 de Março de 2022
UFMG - REFERÊNCIA

Camila Mazzotto

A falta de atividade física aumenta o risco de diversas doenças e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população praticasse a quantidade recomendada de exercícios.

Atualmente, para cuidar da saúde, o indicado é realizar 150 minutos de atividade física intensa ou 300 minutos de atividade moderada por semana. E a falta de tempo parece ser a principal razão para muitas pessoas não cumprirem essa cota ou manterem-se totalmente sedentárias, conforme mostra a pesquisa Panorama Setorial Fitness Brasil, encomendada pela Fitness Brasil, plataforma que conecta empresas, profissionais e praticantes de exercícios físicos.

Segundo o levantamento, que contou com 4.465 respostas online e foi realizado pelas empresas EY e Armatore Market + Science, entre as pessoas que já fizeram exercícios mas deixaram de treinar, a falta de tempo foi o principal motivo para 46% dos homens e 36% das mulheres não realizarem atividade física. Entre quem está inativo atualmente, apenas 6% dos homens e 15% das mulheres disseram que pararam de treinar por não gostar de fazer exercícios.

A falta de tempo não é uma vilã só para quem já foi ativo e hoje é sedentário. Entre as pessoas que treinam de duas a três vezes por semana e estão insatisfeitas com essa quantidade, a falta de tempo também foi relatada como a principal barreira para não se exercitarem o quanto gostariamaponta Fernando Fleury CEO da A rmatore Market + Science e um dos coordenadores da pesquisa. 

A escassez de tempo, no entanto, não é um problema incontornável. VivaBem ouviu especialistas e reuniu dicas que podem ajudar você a ter uma vida mais ativa e saudável mesmo sem tanto tempo para treinar.

Aposte nos treinos curtos

Não é preciso passar horas na academia para o treino ser benéfico. Em 15 minutos de HIIT (treino intervalado de alta intensidadeque alterna períodos de exercício em ritmo forte com um tempo de descanso), é possível obter uma melhora no condicionamento cardiovascular similar a de um treino moderado de longa duração. O exercício curto e intenso é muito eficazdiz Luciano Sales Prado, profissional de educação física e diretor técnico-científico do CTE (Centro de Treinamento Esportivo) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Um exemplo simples de HIIT é, depois de correr 5 minutos para aquecer o corpo, fazer 10 séries de 1 minuto correndo muito rápido, intercaladas com 30 segundos de caminhada.

Confira a matéria completa no link: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/18/pesquisa-aponta-que-falta-de-tempo-e-a- principal-razao-para-nao-treinar.htm